logo

Estudantes lotam Teatro Municipal na assinatura da ata oficial do Bolsa Universitária

12/12/2007 18:15:34 - Jornalista: Equipe Secom

O Teatro Municipal ficou superlotado na manhã desta quarta-feira (12), quando a Prefeitura de Macaé oficializou 537 novas bolsas de estudos para estudantes regularmente matriculados em instituições privadas de ensino superior de graduação e de ensino técnico profissionalizante. O Programa Estuda Macaé encerra o ano alcançando 856 bolsas, sendo meta da municipalidade chegar a 1.000 até março de 2008.

O prefeito Riverton Mussi foi enfático ao dizer quão especial era o evento para a administração municipal, salientando ser o Estuda Macaé um projeto de inclusão social que representa o investimento do município no cidadão. “O retorno que esperamos dos bolsistas é o conhecimento aplicado em Macaé e as bases científicas e tecnológicas que implantarão em nossa cidade”, disse o prefeito, salientando ainda que os investimentos no Estuda Macaé são oriundos de repasses dos royalties do petróleo.

Já de manhã o saguão do Teatro Municipal reuniu centenas de pessoas na expectativa de oficializarem o direito à bolsa de estudo. A ata oficial foi assinada antes da solenidade, que foi marcada pelo entusiasmo dos bolsistas que têm a mensalidade de dezembro já paga pelo Poder Público Municipal. Simbolicamente, representando o grupo dos novos bolsistas, assinaram a ata Milena de Oliveira Monteiro e Wellington Madalena Costa. O prefeito Riverton Mussi, o secretário Especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, o Jorjão, o secretário Especial de Finanças, Cassius Ferraz; e o secretário Executivo da Infância e Juventude, Julio César de Barros, também assinaram o documento.

A Prefeitura de Macaé homenageou sete dos 319 bolsistas com o Certificado Quero Ser Grande, em reconhecimento ao coeficiente de rendimento durante o ano de 2007. Foram homenageados André Monteiro Esteves, do curso de Engenharia de Produção, na Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora; Flávia Maia de Souza, matriculada no curso Normal Superior, da Universidade Cândido Mendes; Vanesca Côrtes Ramos, aluna do curso Técnico em Enfermagem, do Centro Educacional Especializado em Saúde (CEES); Rosane Machado de Carvalho, do curso de Letras – Português/Literatura, na Faculdade Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima); Thayse Ferreira da Silva, do curso de Gestão de Indústria de Petróleo e Gás, da Universidade Estácio de Sá; Lisandra da Conceição Dias, bolsista de Técnico de Enfermagem, do Centro Educacional de Formação em Saúde; e Rafael Carvalho Ramos, do curso Técnico em Informática, do Colégio Bruno Ostmann.

O secretário Cassius Ferraz, que compôs a comissão inicial de constituição do Programa Estuda Macaé, ressaltou os investimentos que a municipalidade vem fazendo na área educacional, com ênfase ao Transporte Social Universitário que hoje atende a três mil jovens matriculados em cursos superior fora do município.

O secretário Julio César de Barros falou do projeto de lei de sua autoria que deu origem ao Programa Estuda Macaé, reconhecendo o empenho que o poder público municipal tem com a área social. Ele destacou os trabalhos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que vem dando notoriedade às ações sociais do município através da arte. “As crianças do Peti se dedicaram a longo do ano a arte através do projeto Recriando Tarsila. As réplicas das telas da artista plástica participaram de exposições e até de um leilão, sendo plenamente arrematadas, com renda revertida a novas atividades do programa. Vale ainda destacar que o Recriando Tarsila aconteceu a partir de uma parceria com a Petrometal, que arcou com as despesas de todo o material.

- Hoje a Prefeitura Municipal de Macaé oficializa mais 537 bolsas de estudo para cursos superior e técnico profissionalizante, oportunizando conquistas, realizações e sonhos, declarou o secretário Jorjão Siqueira, salientando que o Programa Estuda Macaé beneficia três segmentos diretamente: o aluno, que tem garantido acesso à educação e, conseqüentemente, amplia suas possibilidades no mercado de trabalho; as instituições de ensino, que têm receita garantida e projeção educacional; e a sociedade, que tem ganhos diretos e indiretos, pois absorve mão-de-obra capacitada, melhorando a qualificação dos profissionais e, conseqüentemente, garantindo qualidade de vida e cidadania.

Para Jorgão, o Programa Estuda Macaé, o Bolsa Universitária, e ações realizadas junto aos idosos, as mulheres, as pessoas com deficiência, as crianças, os jovens e os carentes são exemplos do trabalho desenvolvido pela administração municipal.

O prefeito Riverton Mussi passou importantes informações como novos cursos e instituições de ensino superior implantadas em Macaé em 2008, como é o caso de engenharia de produção, de pesca e química, no segundo semestre pela UFRJ. Para 2009, segundo o prefeito, Macaé terá os cursos de medicina, de nutrição e de enfermagem, também pela UFRJ. Riverton compartilhou a informação de ser intenção da UFRJ que Macaé seja a principal base no interior da universidade, com o aval do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Outra novidade anunciada pelo prefeito foi que a partir de 2008 os alunos matriculados na Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) terão mensalidades pagas pela prefeitura, desde que sejam residentes no municipio. Atualmente já é garantido desconto de 40% nas mensalidades.

Riverton Mussi falou dos investimentos na educação que hoje chegam a 29% do orçamento, superando os 25% determinados pela lei. Segundo ele, este percentual não inclui investimentos realizados no ensino superior, que hoje se referem ao Programa Estuda Macaé, a Cidade Universitária e ao Transporte Social Universitário. O prefeito destacou ainda que não é de competência municipal ações no ensino superior.

Para 2008 a Prefeitura de Macaé também terá ações para preparar candidatos às vagas do Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo (Prominp). Segundo o prefeito serão oferecidas vagas para Macaé que poderão ser concorridas por pessoas de todo o Brasil. Com a intenção de capacitar os candidatos locais, a prefeitura, numa parceria da Secretaria Especial de Educação e a Secretaria Especial de Desenvolvimento Local, promoverá curso preparatório atendendo, somente, pessoas residentes em Macaé.

Para o próximo ano, a prefeitura também realizará concurso público para cadastro e preenchimento de vagas para todas as áreas administrativas. O anúncio do prefeito causou grande movimentação no público presente, que viu na informação oportunidades de ingresso no mercado de trabalho. Os candidatos a uma vaga na Prefeitura de Macaé também poderão ser preparados para a prova via curso oferecido pela municipalidade.

Arrecadação de brinquedos

Foi surpreendente o resultado da campanha de arrecadação de brinquedos junto aos novos bolsistas do Estuda Macaé. Convidados a colaborar com brinquedos no ato da assinatura da ata oficial do programa nesta quarta-feira (12), os universitários demonstraram solidariedade ao contribuírem com 588 unidades, entre bonecas, bolas, carrinhos, jogos e muito mais.

Todo material arrecadado será destinado ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Nova Holanda, ao Programa de Atenção Integral à Família (Paif) do Botafogo; e à Conferência São Sebastião, instituição social atuante em Glicério. Parte dos brinquedos já foram enviados para região serrana.