Com lotação máxima, o Teatro Municipal de Macaé acomodou cerca de 500 estudantes que assistiram nesta sexta-feira (17) à palestra “Conhecendo a UFRJ”. O encontro, promovido pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac), reuniu profissionais das áreas de Biologia, Química e Farmácia, que explicaram como funciona cada curso. Em fevereiro de 2008, as três graduações serão implantadas na Cidade Universitária. O público era formado por alunos das escolas Maria Izabel Damasceno, Cláudio Moacir e Jornalista Álvaro Bastos. O vestibular da UFRJ está com inscrições abertas até o próximo dia 31.
O presidente da Funemac, Joelson Tavares, afirmou que a inserção da faculdade no município é de expressiva importância. “Hoje vamos apresentar o projeto de interiorização e o programa dos três cursos. Há uma possibilidade de, no segundo semestre de 2008, ser promovido um vestibular extraordinário por conta da colocação de mais três cursos de engenharia da UFRJ na Cidade universitária. Os cursos serão integrados ao de Medicina, que começa em 2009”, destacou.
Cada profissional discursou sobre a área em que atua, como funciona o curso, quais as matérias previstas, como é o mercado de trabalho, o número de vagas, entre outros assuntos. Além do presidente da Funemac, os palestrantes que compuseram a mesa foram: Margareth Van Weerilth, diretora adjunta do ensino graduado da UFRJ; Carlos Rangel Rodrigues, diretor da faculdade de Farmácia da UFRJ; Cássia Tursi, diretora do Instituto de Química; Rojane Fiedler, coordenadora de extensão do curso de química e Aglai Silva, coordenadora de licenciatura Biológica da UFRJ, que ainda citou a importância da interiorização como forma de manter os alunos na universidade.
- As cotas inserem o estudante, mas não têm recursos para mantê-los com bolsas, por isso a interiorização pode suprir essa dificuldade, além do ensino à distância que também ajuda – citou Aglai.
Para o vice-presidente da Funemac, Aldemar Henrique Daumas, a vinda do curso de Farmácia irá beneficiar o setor na cidade. “A vinda da graduação em Farmácia vai trazer também a Farmácia Universitária, que irá produzir remédios a custos baixos, dar suporte e prestar assistência farmacêutica”, completa Aldemar.
A cidade de Quissamã também esteve presente no evento, representada por estudantes e secretários municipais. Para Daiana da Silva Souza, de 18 anos, aluna do 3º ano e moradora do município, a participação na palestra ajudará a conhecer mais sobre cada área apresentada. “É muito boa a vinda da UFRJ pra Macaé. Moro em Quissamã, lá não tem universidade, então posso vir a Macaé estudar” explicou a estudante.