Estudantes conheceram de perto a história de vários patrimônios históricos, como Mercado de Peixes e monumentos da Avenida Presidente Sodré
Estudantes do 8º e 9º anos do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel participaram, na manhã desta sexta-feira (14), do projeto "Educação Patrimonial: Macaé, um museu a céu aberto". Eles tiveram a oportunidade de conhecer mais da história do Forte Marechal Hermes, Mercado Municipal de Peixes e dos monumentos históricos que ficam na Avenida Presidente Sodré.
A turismóloga Grazielle Heguedusch explica que o projeto, em parceria com as Secretarias de Turismo e Educação, pretende construir de forma coletiva o conhecimento sobre patrimônios naturais e histórico-culturais de Macaé. O objetivo é disseminar e promover identidade, pertencimento e proteção patrimonial.
“Esse projeto está na Lei municipal 4.492/2018 que propõe um turismo pedagógico para educação patrimonial. Ela tem a intenção de ligar as disciplinas que são dadas em salas, com uma aula em campo sobre os patrimônios naturais e históricos do município”, acrescentou.
“Nessas visitas trabalhamos várias áreas do conhecimento, como Geologia e Arqueologia. A gente fala sobre vários monumentos que estão nas praças e ruas, passamos pela Igreja de Sant `Anna, Praia de Imbetiba, Mercado de Peixes, entre outros”, contou.
“Eles vivenciam todo o ensinamento dado em sala de aula, além de proporcionarmos o sentimento de pertencimento e, dessa forma, conscientizá-los sobre a importância da conservação do patrimônio histórico e multiplicarmos as informações sobre o assunto”, destacou.
“Acho muito importante a gente ter a oportunidade de conhecer mais a cidade onde a gente vive. Gostei muito da história sobre o Forte Marechal Hermes”, contou.