Foto: Kaná Manhães
Prevenção foi o principal objetivo da ação, que teve ainda aplicação de flúor e palestras sobre prevenção da cárie
A Escola Estadual Álvaro Bastos recebeu na tarde desta terça-feira (06) equipes da Coordenadoria de Saúde Coletiva, que promoveram orientação e informação aos alunos sobre saúde bucal.
O objetivo da ação foi levar informação e orientação para os alunos, pegando como ponto principal a prevenção, não deixando de lado também orientações sobre as doenças bucais.
O evento contou com aplicação de flúor, palestras sobre prevenção de cárie e instruções de higiene bucal, além de distribuição de cartilhas, kits - com pasta de dente, revelador de placa bacteriana, escova de dente e fio dental. Os alunos também aprenderam como a cárie atua sobre os dentes, devido ao uso incorreto do fio dental ou uma dieta alimentar inadequada. Outra ação feita foi a aferição de pressão arterial.
Essa foi a primeira vez que a Saúde Coletiva visitou a escola. Essa parceria aconteceu a partir de reuniões periódicas que os professores fazem com o intuito de propor ações de melhoria para os estudantes e a escola.
- A ideia veio do consenso entre os professores em realizar uma semana da saúde, aproveitando a oportunidade de os professores já estarem tratando deste tema em sala de aula com os alunos, fazendo com que os estudantes vivenciem essa experiência, disse a diretora adjunta da escola, Carla Regina Giarolla Paim.
Carla também comenta que existem planos para fazer eventos ainda maiores, abordando a gravidez na adolescência e a diabetes, integrando a comunidade à escola.
Durante toda a ação os alunos se mostraram curiosos e satisfeitos com toda a estrutura organizada.
- Estou achando muito bom, muito educativo. As pessoas deveriam cuidar melhor da saúde bucal. A saúde de uma maneira geral sempre é importante e deve ser levada a sério, disse a aluna Ana Flávia Alvarenga Candeco, de 14 anos.
Panorama nacional
A saúde bucal é um problema que interessa a todo o Brasil. Segundo o Levantamento Nacional de Saúde Bucal – SB Brasil – feito pelo Ministério da Saúde, 13% dos adolescentes nunca haviam ido ao dentista, 20% da população brasileira havia perdido todos os dentes e 45% dos brasileiros não possuíam acesso regular a escova de dente.
Nas duas últimas décadas, apenas algumas experiências isoladas e pontuais ampliavam o acesso e desenvolviam ações de promoção e prevenção, além de atividades curativas mais complexas. Não havia uma política nacional efetiva para a Saúde Bucal.
A partir disso, veio a implementação da Política Nacional de Saúde Bucal - Programa Brasil Sorridente, que significou um marco na mudança do foco da atenção em saúde bucal, com objetivo de melhorar a organização do sistema de saúde como um todo e propondo um modelo que dê conta da universalidade, integralidade e equidade, princípios que são princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
No Brasil, as principais linhas de ação do programa Brasil Sorridente são a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal (principalmente por meio da estratégia Saúde da Família), a ampliação e qualificação da Atenção Especializada (por meio, principalmente, da implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias) e a viabilização da adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público.