logo

ETA de Córrego do Ouro: inauguração será em abril

19/03/2008 14:08:39 - Jornalista: Maria Izabel Monetiro

A Empresa Municipal de Habitação, Urbanização, Saneamento e Água (Emhusa), em parceria com a secretaria Executiva do Interior, concluiu a instalação da rede de distribuição de água na rua principal de Córrego do Ouro e iniciou, na tarde de terça-feira (18), a instalação da rede nas ruas transversais do distrito. Também foi concluída a construção dos prédios da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Córrego do Ouro, localizada na fazenda Vitória, onde acontecerá a captação subterrânea do líquido diretamente do córrego do Ouro.

Segundo informações de Gustavo Muros, gerente de operações da Emhusa, terminada a instalação da rede na rua principal, a prefeitura iniciou a recuperação dos paralelos. “A previsão de conclusão de instalação da rede nas ruas transversais, com recuperação do calçamento, é de dez dias”, disse Gustavo.

O presidente da Emhusa, José Cabral da Silveira, informou que a inauguração da ETA de Córrego do Ouro acontecerá em abril. “Com as redes de distribuição concluídas, serão realizados os testes de estanqueidade, para verificar se a rede não tem vazamento; e de funcionamento do sistema, para verificar se a ETA agüenta a pressão da água. Concluídos esses testes, a Estação será inaugurada”, falou Cabral.

Com a construção e funcionamento da ETA, o distrito de Córrego do Ouro contará com água tratada e distribuída a todas as residências. A estação visa melhoria da qualidade de vida e combate às doenças transmitidas pela água, como verminoses e hepatite. Com essa obra, o prefeito Riverton Mussi atende a antiga reivindicação dos moradores da localidade serrana.

Após a captação no córrego do Ouro, a água receberá tratamento, será armazenada e distribuída para cerca de oito mil moradores. O distrito contava com uma antiga rede de distribuição de água arcaica e com tubulações de ferro. O sistema foi trocando e ampliado, para levar água de qualidade e em quantidade suficiente para atender a todos os moradores.

A ETA de Córrego do Ouro conta com poço de captação, casa de bombeamento, decantador, floculador, filtro, tanque de contato, reservatório de água tratada e casa de química, subdividida em sala de reparo de solução, sala de monitoramento e almoxarifado de produtos químicos. Conta ainda com sala de dosagem de produtos químicos e laboratório, para as análises operacionais diárias que verificarão a qualidade da água que chega à população.

Na rede principal de distribuição são usados tubos de PVC defofo, totalizando 3.450 metros de tubulações. A rede sai do tanque de armazenamento de água, situado nas proximidades da ETA, com tubos de 200 milímetros. Depois, estão sendo instaladas tubulações de 150 e 110 milímetros. Da rede principal, saem 2000 metros de ligações domiciliares.


Início da construção da ETA de Glicério está programada para maio

José Cabral da Silveira informou que após a inauguração da ETA de Córrego do Ouro será iniciada a construção da ETA de Glicério, quarto distrito de Macaé. As obras estão previstas para iniciarem em maio deste ano.

- O projeto da ETA de Glicério já está concluído e a construção acontecerá também em parceria com a secretaria Executiva do Interior. A equipe técnica da Emhusa está avaliando o melhor local da sede do distrito para a instalação da Estação. Esse local depende de estudo do ponto de pressão, para distribuição da água por gravidade, visando diminuir o custo de energia elétrica no funcionamento da Estação – disse José Cabral.

Com a ETA de Córrego do Ouro funcionando e com a construção da Estação de Glicério, os distritos serranos, que ainda não contavam com distribuição de água tratada, terão mais esse benefício da prefeitura de Macaé. “Em Trapiche já há uma ETA funcionando. A de Córrego do Ouro já está praticamente pronta. Será iniciada a construção da Estação de Tratamento de Água de Glicério. Por determinação do prefeito Riverton Mussi, esse benefício será levado a todas as comunidades da serra macaense”, conclui o presidente da Emhusa.