O Programa de Equoterapia, desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, completa 10 anos de existência. Nesta quarta-feira (26), para comemorar a data, houve uma solenidade e, na sequência, foi servido um almoço especial no Pavilhão de Leilões do Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, que contou com a participação de profissionais que atuam no dia-a-dia do programa e autoridades.
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, esteve presente, assim como o Secretário Municipal de Agroeconomia, Dudu Jardim; e os vereadores Alan Mansur e Rond Macaé. "A Equoterapia de Macaé é uma referência para o país. Este é um momento único para nós", disse Welberth, agraciado com uma placa e uma fivela oficial da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) pelo vice-presidente da entidade, Diogo Mota.
"Devemos tudo à equipe pelo excelente trabalho que desenvolve. O programa foi ampliado e o trabalho tem ganhado cada vez mais visibilidade", destacou a coordenadora da Divisão de Fisioterapia e Reabilitação da Secretaria Municipal de Saúde, Janiane Nunes, que também ganhou uma fivela da ABQM. Também participou do evento o vice-presidente da Associação de Criadores do Cavalo Quarto de Milha do Estado do Rio de Janeiro, Fernando Araújo.
Segundo o coordenador do programa, Thiago Franco, atualmente a Equoterapia atende 155 pacientes a partir de dois anos e sem limite de idade. A meta é ter mais 50 novos até o fim do ano. "O atendimento é integral. Acolhemos também as famílias no acompanhamento à criança", detalhou. Thiago Franco explicou que, para ter acesso ao atendimento, a criança precisa ter laudo médico com encaminhamento para a Equoterapia no tratamento.
A Equoterapia usa o cavalo nas atividades desenvolvidas por profissionais multidisciplinares, formados por auxiliar-guia, psicólogo, fisioterapeuta e motorista (o programa oferece transporte gratuito para os pacientes). O animal trabalha a força, equilíbrio, concentração, noção de espaço e tempo e coordenações motoras dos pacientes.
O Programa de Equoterapia da Prefeitura de Macaé foi reconhecido recentemente como um dos centros de excelência no país pela ABQM. O programa também atende um paciente idoso de 82 anos e conta, ainda, com uma unidade em Córrego do Ouro, distrito da região serrana. O trabalho é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.