logo

Evento na Praça Veríssimo de Melo comemora Dia Municipal da Pessoa com Deficiência

09/12/2013 17:46:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Juranir Badaró

As atividades foram realizadas nesta segunda-feira (9) no Centro de Macaé

Macaé comemorou, nesta segunda-feira (9), o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência. Criada em 1999, a data é voltada para sensibilizar a sociedade quanto às questões pertinentes às pessoas com deficiência no município. Na Praça Veríssimo de Melo, cerca de 200 pessoas participaram das atividades, com a presença do ex-vereador Dr. Drummond, autor do projeto.


Além de estandes, houve apresentações de capoeira, basquete, dança, além de uma caminhada em volta da muda de Pau Brasil, que foi plantada no local em comemoração a essa data.

A organização foi do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDDPD), com o apoio da Subsecretaria de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência, em parceria ainda com diversas outras entidades locais.

Dados do censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que, no Brasil, 24% da população possui algum tipo de deficiência permanente. Em Macaé, de acordo com essa avaliação, existem 53.123 pessoas com algum tipo de deficiência, ou seja, 25,7% da população. Desse total, 10.174 pessoas (5% da população) possuem deficiência motora.

Segundo o presidente do CMDDPD, Paulo Sergio de Carvalho Barcelos, as pessoas com deficiência, como qualquer cidadão, desejam ver os seus direitos garantidos: precisam da autonomia individual, sair da invisibilidade e exercitar a cidadania, participando da vida social como cidadãos que são. “Isso em condições de igualdade, em espaços públicos ou privados e principalmente o direito de acesso. Várias Legislações amparam as pessoas com deficiência para exercerem com dignidade a sua cidadania”, explica.

Praça Veríssimo de Melo

A Reserva Biológica União apresentou a Trilha Acessível do Pilão, onde há condições de cadeirantes e pessoas com necessidades especiais usarem essa vereda, contemplando a natureza da Mata Atlântica.

As entidades que trabalham com pessoas com deficiência em Macaé também participaram do evento; a Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae), o grupo Portadores de Alegria, Associação Macaense de Apoio ao Deficiente Auditivo (Amada), Associação Macaense de Apoio ao Cego (Amac), além da Casa do Caminho, que vai apresentou a Orquestra Girassóis do Caminho.

Estandes

No estande da coordenação de Educação Continuada, que atua junto com a coordenação de Educação Especial (Secretaria de Educação), uma equipe demonstrou ao público como funciona o Atendimento Educacional Especializado (AEE) - realizado em 42 instituições de ensino em Macaé.

A ação consiste em trabalhar com alunos de todos os níveis que apresentam necessidades especiais. Essa coordenação utiliza recursos pedagógicos e de acessibilidade de forma a promover a inclusão escolar e a permanência dos alunos com deficiência nas escolas.

- No estande, divulgamos o trabalho realizado nas salas de recursos multifuncionais. Em Macaé, são 450 alunos com algum tipo de deficiência, entre elas estão: baixa visão, autismo, deficiência física e outras – disse a coordenadora de Educação Especial, Regina Pinho.

No estande da Associação Macaense de Apoio aos Cegos (AMAC), equipe de apoio divulgava os serviços oferecidos pela associação, como um oftalmologista gratuito, aulas de orientação e mobilidade de estimulação precoce, Braille, Soroban e Informática.

- Também divulgamos orientações para locomoção de pessoas cegas: como andar em fila indiana, o ato de subir e descer escadas, entrar e sair de elevadores entre outros – comentou a jovem Carolina Araújo, da equipe de apoio da Amac.


Fotos Relacionadas