logo

Exames laboratoriais são emitidos em tempo recorde nas emergências municipais

14/05/2015 17:23:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Moisés Bruno

Nos últimos seis meses, 44 mil atendimentos foram realizados

Macaé conseguiu reduzir em mais de 85% o tempo para se obter um resultado de exame laboratorial nas unidades de emergência do município em comparação com os números até o primeiro semestre de 2013. Os exames de emergência eram liberados em 12 horas pelo Laboratório de Saúde Pública Municipal, naquele ano, localizado no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, no Centro. Atualmente, o resultado é emitido em, no máximo, duas horas e também pode ser checado online pelo médico, em cerca de 20 minutos. Isso foi possível por meio da adoção de uma nova estratégia: a descentralização das unidades laboratoriais.

A Coordenadoria de Urgência e Emergência pretendia dar maior celeridade às análises, fundamentais para a tomada de decisão do médico quanto aos procedimentos necessários e, ainda, para a liberação mais rápida de leitos ocupados por pacientes que aguardam diagnósticos para outros que precisam de cuidados hospitalares.

A estratégia foi bem sucedida e, por isso, o município realizou, nos últimos seis meses, aproximadamente 44 mil atendimentos com mais agilidade, aumentando a eficiência do serviço prestado à população. Hoje, Macaé conta com três laboratórios, no Pronto Socorro do Parque Aeroporto; no Pronto Socorro Municipal, no bairro Imbetiba e na Unidade de Emergência Pediátrica, no Centro, que atendem as demais unidades de pronto atendimento. A cidade possui ainda laboratórios no Hospital Público da Serra e no Hospital Público Municipal (HPM) que será ampliado com a inauguração do anexo em julho.

- Nosso planejamento deu certo para os casos de emergência e, hoje, atendemos com agilidade muito maior. Podemos fornecer ao médico resultados urgentes sobre diagnóstico de dengue em 5 minutos, em qualquer uma dessas unidades. Isso é importante para darmos maior rotatividade aos leitos de pronto atendimento e à adequada tomada de decisão médica, ressalta o médico hematologista, supervisor das equipes dos Laboratórios de Saúde Pública Municipal, Dr. Glauber Miranda de Lacerda.

Todos os laboratórios contam com equipe formada por dois técnicos, um auxiliar laboratorial e um administrativo, além da supervisão de médico e biólogo. Os laboratórios funcionam de segunda a sexta-feira e o do Parque Aeroporto também aos fins de semana. Essa unidade chega a realizar uma média diária de 127 atendimentos e mensal de 3.833. O biólogo supervisor dos laboratórios, Luiz Carlos de Azevedo, destaca outro aspecto importante na rapidez dos resultados laboratoriais.

- Com maior celeridade dos resultados, também fazemos as notificações ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) mais rapidamente. Isso favorece a maior precisão na formulação de estratégias de ação e de políticas públicas municipais de combate a endemias, diz.


Fotos Relacionadas