Cientistas e alunos de Biologia da UFRJ, Nupem, Fapesp e USP fizeram uma visita científica, neste último final de semana, ao Parque Atalaia, como parte do curso de Biologia de artrópodes vetores. A escolha da cidade de Macaé foi devido às excelentes estruturas físicas do Nupem/UFRJ. O Parque Atalaia foi escolhido por ser um dos mais ricos ecossistemas existentes na região e uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intacta no Estado do Rio de Janeiro.
O grupo de doutores e pós-graduados em Biologia visitaram todo o parque, e nessa oportunidade conheceram as trilhas, riachos e cachoeiras do Atalaia. Durante a visita o grupo recebeu monitoramento e orientação dos orientadores, como parte do curso de Artrópodes vetores. No setor educativo foram realizadas palestras, aulas teóricas e práticas. O curso acontecerá até dia 27 de julho.
As atividades visam fazer com que os participantes conheçam as técnicas mais modernas na área, colocando-os em nível de atualização equivalente aos padrões mais elevados do conhecimento. As atividades estão sendo coordenadas pelos professores Fernando Genta (IOC/FIOCRUZ), Flávia Borges Mury (UFRJ-Macaé), Marílvia Dansa Petretski (UENF) e Sirlei Daffre (USP).
O Nupem foi escolhido para sediar o curso em virtude de sua disponibilidade de espaço. A unidade conta com excelentes estruturas físicas. As instalações possuem auditório, salas para as aulas teóricas, laboratório para as atividades práticas, sala de informática, alojamentos e restaurante. “O local é muito adequado à proposta do curso”, enfatizou Flávia Mury.
– Este curso é de grande relevância por aliar conhecimento teórico á prática, contribuindo dessa forma para a boa formação dos estudantes da área – ressaltou Paulo Roberto de Amoretty, um dos participantes do Rio de Janeiro.
O evento conta também com mesas redondas. "Todas as noites ocorre uma mesa redonda com discussões sobre os assuntos discorridos ao longo do dia. Nestas mesas redondas se estabelece uma intensa interação científica entre o professor convidado e os alunos", disse a professora e também coordenadora Sirlei Daffre (USP).
Artrópodes vetores são parasitas transmissores de doenças aos animais e seres humanos. O curso e a visitação científica foram desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Entomologia Molecular em parceria com o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem).