Em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado a cada 18 de maio, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), a Comissão Intersetorial de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador e Programa de Erradicação do trabalho Infantil (Peti), o PETI - convidam para um debate online sobre o assunto, com a economista Maria America Ungaretti Diniz Reis. Será na próxima quarta-feira (19), às 10h, no link:
https://meet.google.com/bna-onfs-zjy.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000. Conhecido como Maio Laranja, o mês é focado em atividades de conscientização sobre o assunto. Elisa Paula e Silva, coordenadora do PETI, acrescenta que o evento online é aberto a toda população. Ela ressalta que os interessados sobre os temas que envolvem os menores podem fazer contato pelo email:
aepeti@macae.rj.gov.br.
Ainda sobre a celebração do Dia 18 de maio, Macaé é um dos 5 municípios escolhidos para participar de uma live na programação estadual sobre o tema. Será no dia 26, às 10h, pelo zoom da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. O convite com o link ainda será enviado.
Maria America Ungaretti Diniz Reis – A convidada do evento traz na bagagem, uma história importante no combate a essas práticas criminosas contra crianças e adolescentes. Integrante da Rede ECPAT Brasil Presidente do CEDECA-RJ (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), atualmente, a economista é membro da Coordenação Colegiada do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalhador Adolescente e do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).
Maria America também coordena o GT Plano Municipal de Enfrentamento às Violências Sexuais contra Crianças e Adolescentes do Rio de Janeiro (2020-2021) e é conselheira Municipal de Direitos – CMDCA-Rio (entre 2018-2020/2020-2022). Foi funcionária do UNICEF entre 1980-2004 (Rio de Janeiro, Salvador/Bahia e África Ocidental). Foi também consultora da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude - ABMP (entre 2007-2014).