logo

Expo Macaé 2006 gera três mil empregos diretos

21/07/2006 17:38:09 - Jornalista: Janira Braga

A Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Turística de Macaé, que será realizada de quarta a domingo no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, vai gerar três mil empregos diretos e outros cinco mil indiretos. E o melhor: a mão-de-obra prioritária que será usada é de Macaé. São profissionais que vão atuar em todos os setores do evento, desde as atividades econômicas até as atrações de entretenimento e feiras setoriais.

- A expectativa é a geração desses três mil empregos diretos na montagem, realização e desmontagem da Expo Macaé 2006 – comemora o secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel. Montadores, eletricistas, artistas, garçons, cozinheiros, recepcionistas, faxineiros, auxiliares de serviços gerais, atendentes, entre outros profissionais, formam o quadro de geração de empregos da Expo.

Já os indiretos fazem parte de toda a cadeia que vai culminar na estruturação do evento. Um exemplo é a contratação de mão-de-obra extra em gráficas para atender a demanda imposta pelo evento. O secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, informou que a Central de Atendimento Especializado em Trabalho (CAET) da pasta, disponibilizou todo o seu quadro de currículos – formado por moradores de Macaé - para, em cima da necessidade do profissional para a Expo, serem escolhidos os candidatos às vagas.

- A oportunidade de fornecer vagas de trabalho para a Expo é um exemplo de nossa atuação na Central de Atendimento Especializado em Trabalho, daí a importância do cidadão se cadastrar – comentou Bogado, lembrando que as oportunidades de emprego na exposição agropecuária são amplas e na maioria dos casos, não necessita grande qualificação.

O secretário incentivou o cadastramento dos trabalhadores de Macaé na Caet (Estrada do Imburo, km 6, Incubadora Cooperativas, Ajuda de Baixo) ou no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) no Macaé Facilita da Barra de Macaé.

Expo amplia negócios e movimenta economia

A movimentação de negócios durante a Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Turística de Macaé será gerada pela realização dos eventos setoriais, como a Feira de Indústria e Comércio (FIC), o espaço gourmet, o agronegócio, além de estandes e lojas de empresas privadas e instituições.

A FIC vai comercializar produtos e serviços de empresas dos setores de comércio e indústria instaladas no município, e será realizada no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro.

- A Feira de Indústria e Comércio vai propiciar ampliação na área do comércio local. Além disso, as empresas expositoras terão suas marcas fixadas – pontuou o secretário de Indústria e Comércio. A Expo terá uma área de alimentação e entretenimento instalada no Macaé Centro, em anexo à FIC, com o objetivo de divulgar e fomentar negócios para os restaurantes ligados à recém-criada Associação de Bares e Restaurantes.

Já no setor de agronegócio, haverá exposição de pequenos, médios e grandes animais, leilões, concursos e provas, além de rodeio. Outra área econômica que será fomentada com a Expo é o turismo rural e ecológico, destinado à divulgação do potencial da região serrana neste setor, com apresentação de vídeos e fotografias.