Foto: Regina Lyrio
A exposição revela detalhes do lar de Maria Klonowska
A Galeria de Artes Hindemburgo Olive, da Fundação Macaé de Cultura, encerra no dia 28 deste mês a exposição “Arte de Maria”, uma homenagem à professora, artista plástica e de tapeçaria, Maria Klonowska. Centenas de pessoas já visitaram a exposição, aberta ao público de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h, entre elas o público infanto juvenil e crianças, que durante esse período passou pelo Teatro Municipal de Macaé para assistir a peça "Cantos de Rio, Contos de Mar". Falecida no início do ano, Klonowska é reverenciada por seu legado artístico e de ensinamentos e também pela personalidade de mulher destemida, criativa e de fé.
"Arte de Maria" foi inaugurada no dia 07 de agosto, reunindo artistas, a família e amigos da arte. Na ocasião, o presidente da Fundação Macaé de Cultura, Juliano Fonseca, falou da gratidão que sentiu ao possibilitar o reencontro da sociedade com a cultura, e vice-versa. “Estamos gratificados por entregar formalmente a galeria e, assim, presentear a cidade com a homenagem prestada à dona Maria Klonowska, formadora de outros artistas e tapeceiros em Macaé”, enalteceu.
Além do toque de atualidade, verificado através do painel fotográfico e da poesia, a exposição revela um pouco do aconchego do lar de Maria Klonowska, mostrando alguns objetos pessoais, como o baú em que ela guardava as lãs, a cadeira preferida, as telas que enfeitavam as paredes de sua casa, e outros que levam o visitantes a se aproximar do universo particular da mestre das artes.