Foto: Moisés Bruno
Memória, cultura, cidadania e coletividade marcam exposição 'Tonito por Tonito: vida, ofício e obras'
Ao se perguntar quem foi Antonio Alvarez Parada, provavelmente a resposta seja: o autor da letra do hino de Macaé. Ele é mais que isso.
Professor, cronista, pesquisador e grande contador das histórias de Macaé e região, professor Tonito, como era também conhecido, deixou o mais importante acervo histórico do município com seis livros editados em vida e três após sua morte. Sua produção intelectual ainda conta com textos inéditos e sua trajetória de vida confunde-se com a própria história da cidade onde nasceu em 27 de dezembro de 1925.
Parte do universo de Antonio Alvarez Parada está agora à disposição do grande público na exposição "Tonito por Tonito: vida, ofício e obras", no Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé, com abertura nesta quinta-feira (23) a partir das 15 horas, marcando os noventa anos do intelectual macaense.
Resultado de um meticuloso trabalho de pesquisa da equipe do Solar dos Mellos em parceria com a Fundação Educacional de Macaé (Funemac) iniciado ainda em outubro de 2014, com apoio de familiares e alunos do pesquisador, a exposição traz edições históricas de seus livros, bem como trechos importantes do pensamento de Parada.
Selo, livro e passeio ciclístico
Além da exposição, há ainda três iniciativas lançadas pela Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura para marcar os 90 anos de Tonito Parada: o Selo Comemorativo dos 90 anos, o reedição do livro "ABC de Macaé" e o passeio ciclístico dia 26 de julho, saindo do museu a partir das 8h. Será uma edição especial do projeto Lugares de Memória, que tem no roteiro pontos históricos de Macaé, retratados pelo professor em suas obras.
De acordo com a Vice-Presidente de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, Gisele Muniz, a obra de Antônio Alvarez Parada é extremamente contemporânea. "Nosso desafio é levá-la a todos os cidadãos como forma de educação patrimonial e concretizar a ideia de que memória, cultura, cidadania e coletividade se aprende", disse.
A exposição "Tonito por Tonito: vida, ofício e obras" estará aberta ao público a partir de quinta-feira (23) no Solar dos Mellos, Museu da Cidade de Macaé. O horário de visitação é de 9h às 17h, nos dias de semana, e de 9h às 14h aos sábados. A entrada é gratuita.
Outras informações pelo email museumacae@yahoo.com.br ou no telefone (22) 2759-5049.