A exposição "Urbenautas" foi aberta na manhã desta quarta-feira (1º), no Centro Cultural de Macaé. A mostra reúne trabalhos do escritor de grafitti Talu e peças de "Lambe Lambe" dos poetas Isabella Ingra e Gerson Dudus - também curador do projeto. A visitação pode ser feita de 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, até o próximo dia 24.
O fio condutor é apresentar aos visitantes o contraste entre o cinza da cidade e o vivo das cores usadas pelos artistas urbanos. "Os grafittis de Talu integram uma série de obras que foram feitas sobre telas durante a pandemia de Covid-19. Tratam da angústia causada pelo isolamento social", explicou Dudus.
Já as criações de Dudus e Isabella fizeram parte de uma iniciativa desenvolvida por eles em 2019, denominada "Poemas pra Poste Ridade", em que ilustrações, frases e poemas foram afixadas, à época, em postes de energia elétrica localizados na área central de Macaé. As obras foram readaptadas para esta nova exposição.
Isabella Ingra também faz parte de um grupo de 10 poetas que compõem a obra "100 Cartas ao Mundo", em exposição no Sesc da Avenida Paulista, em São Paulo. Em Macaé ela expõe alguns de seus textos.
"A base de uma cidade é a sua cultura. Talvez essa exposição coloque em nossos pensamentos ou no pensamento de alguém o quanto é necessário enxergar os espaços públicos, as ruas e as pessoas com um olhar mais poético e menos mecânico. As cores do graffiti e os versos dos poemas são potências invisíveis, mas que existem e resistem enquanto forma de expressão contra a mecanização do pensamento", disse Isabella.