A partir da próxima quarta-feira (10) estarão expostos na Galeria de Artes Hindemburgo Olive 20 trabalhos do desenhista Luca Loureiro, na mostra “Retratos Imaginários”. As obras retratam rostos do cotidiano, trabalhados conforme o inconsciente do autor, mostrando sua visão de mundo. O público poderá contemplar os desenhos entre 13h e 18h. A vernissage acontece na terça-feira (9), às 19h, na galeria, que se localiza no térreo do prédio do Centro Macaé de Cultura (Avenida Rui Barbosa 780, Centro). A exposição tem o apoio da Fundação Macaé de Cultura e vai até o dia 25.
Luca Loureiro, de 39 anos, é autodidata. Com 25 anos de idade iniciou seu processo artístico buscando estilo próprio. Pesquisou em diversos museus, como o museu de Arte Moderna de Nova York e outros. Além disso, ele estudou diversos livros de arte, por exemplo “História da Arte da Grécia e Roma”. “Entretanto, o fator que muito contribuiu para meu percurso foi minha formação universitária em bacharel em Artes Cênicas, pela Uni-Rio, que aconteceu em 1991”, acentua.
Além do mais, ele trabalhou como produtor executivo em teatros municipais de São Paulo e Rio de Janeiro, organizando diversas montagens de óperas e balés de repertório. Também fez inúmeras assistências com artistas consagrados como Ernesto Neto, Bia Lessa, Hélio Eichbauer e Charles Müller.
Os desenhos que vai expor são feitos em técnica mista, sobre papel, com 42 cm x 60 cm. São de uma mesma série produzida no ano passado, em São Paulo. “Eu tive a intenção de captar as expressões cabíveis em momentos da vida, como os anseios, dúvidas, alegrias, vivências. Não são propriamente meu auto-retrato”, explica o autor.
Como base em sua estética, o papel e o desenho são seu suporte para receber as diversas camadas de cores, em manchas repletas de diálogos como o acaso, quando personagens imaginários, porém vivos, são criados. Atualmente, com três exposições realizadas, Luca desenvolve trabalhos de cenografia, direção artística de eventos, ambientações para ensaios fotográficos e vitrines.