Estão expostos até o dia 30 de março (sexta-feira), 14 quadros dos alunos do projeto Art Luz, cujas aulas acontecem nas manhãs e tardes de terças e quintas feiras, na Paróquia São José Operário, no Parque Aeroporto. A professora é a artista plástica Josilene Nascimento. A exposição está aberta ao público a partir das 13h, na Galeria de Artes Hindemburgo Olive (GaHO), localizada no térreo do Centro Macaé de Cultura.
Segundo o curador da GaHO, o também artista plástico Eisaburo Mori, a galeria de artes não tem apenas a filosofia de promover exposições de profissionais renomados, mas também de iniciantes. “Assim, haverá propagação do desenvolvimento da intelectualidade de todas as pessoas, através das artes plásticas”, assegura o curador.
- Incentivar o contato com a arte é importante, pois isso ajuda o crescimento da mente, de maneira que outros setores da vida humana, como o desempenho escolar e a boa relação familiar, além de uma auto-estima psicológica mais elevada, também são beneficiados – disse Eisaburo.
Nas aulas, a professora do projeto Art Luz ensina hoje em dia tecido (molde vazado e futuramente à mão livre), tela (mista e acrílica) e escultura (mista, utilizando materiais recicláveis). Um dos expositores é o aluno do Colégio Municipal Maria Izabel Damasceno, Vinícius Lima Caetano, de 11 anos de idade.
Ele pintou réplica do Ibapuru, obra da modernista Tarsila do Amaral. O pai dele, o empresário Alessandro Caetano Andrade, orgulhoso do filho, disse que além da arte, o esporte e a música também evitam que as mazelas da vida, como a violência, a criminalidade e as drogas, ocupem pensamentos e ações dos adolescentes.
Outra expositora é a aposentada Maria de Lourdes da Silva Vieira, de 69 anos. “Neste quadro utilizei as cores do arco-íris, sendo uma obra que mostra alegria e vida. Tudo isso me lembra a natureza e a minha felicidade”, comenta ela, acrescentando que já pintou três obras durante o curso, na Igreja São José Operário.