logo

Exposição Fábrica de Flores: criatividade e beleza em Macaé

04/07/2006 17:07:44 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Mostrando as flores como resultado de produção, programação, venda e demanda, mas com a mensagem de que o romantismo está nos olhos de quem vê. Assim é a exposição “Fábrica de Flores” da artista plástica Ariadne Decker. A vernissage será na Galeria Hindemburgo Olive, nesta quarta-feira (5), às 19h. O evento vai até o dia 26 de julho, estando aberto ao público das 13h às 18h. A galeria fica no primeiro andar do Centro Macaé de Cultura, na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro.

São 16 quadros, uma parte feita com pastel oleoso sobre tela (giz, proporcionando textura, bem marcada, tendendo mais para desenho que para pintura). A outra parte tem como técnica a acrílica sobre tela (tinta com técnica acadêmica). A organizadora do evento é a Fundação Macaé de Cultura.

Nascida em Niterói em 1960, Ariadne vai morar na cidade de Novo Hamburgo, onde com seis anos de idade fica em segundo lugar na Bienal Internacional de Arte Infanto-Juvenil, com pintura à óleo. “Com o passar do tempo, passei a buscar multiplicidade dentro do cotidiano. Partindo da premissa de que somos uma multidão de individualidades e particularidades em meio a um conjunto, que é o mundo”, frisa.

A artista lembra que a arte é subjetiva, dependendo da experiência de cada pessoa para ser avaliada. Entretanto, ela tem como referencial oferecer beleza e criatividade. “As artes moderna e contemporânea têm como público alvo admiradores com diferentes experiências”, justifica.

Sobre a exposição “Fábrica de Flores”, Ariadne conta que se inspirou na colônia japonesa da cidade de Ivoti – RS, onde há grande produção de flores de corte. Para ela, as flores são um produto como qualquer outro. “Seja no Dia dos Namorados, ou das Mães, ou ainda Finados, as flores são resultado de articulação de seus produtores e vendedores em busca a satisfazer a demanda. No entanto, a primeira visão com as flores é afetiva, levando ao carinho e à ternura”, enfatiza.

Dentre os quadros estão: o de tendas urbanas (para venda de flores na cidade); produção (mostrando os campos floridos); pacotes (o embrulho do produto); tendinha (local de venda artesanal do vegetal) e outras. Mas a criatividade da artista vai mais além. No quadro sobre o tri-campeonato de Ayrton Senna, flores são embrulhadas em jornais, onde se lê as glórias do piloto nas mídias japonesa, americana e italiana. Em outro quadro, flores são embrulhadas em jornais contendo mensagens como: “viver é uma arte” e “cultura brasileira em alta”

Utilizando diversos temas, Ariadne, expôs em Las Vegas (USA), no ano passado, e em inúmeras cidades portuguesas, entre elas Viana do Castelo e Braga (2004); também realizou exposições na cidade espanhola de Santiago de Compostela, além de Madri. Anualmente, ela expõe na capital paulista.