logo

Exposição mostra paisagens da região

03/04/2006 15:13:42 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A Galeria de Arte Hindemburgo Olive, da Fundação Macaé de Cultura, promove exposição do pintor Eto Cardim, entre os dias 06 e 27 de abril. Com o título de “Arte e Vida”, a mostra ocupará duas salas da galeria, localizada no prédio do Centro Macaé de Cultura, na Avenida Rui Barbosa, 780. São 30 quadros com paisagens da região (Macaé, Bicuda Grande, Conceição de Macabu e Santa Maria Madalena). “Este evento valoriza os artistas da nossa região”, destaca o curador da galeria, o artista plástico Eisaburo Mori.

A exibição artística poderá ser vista em horário comercial. A vernissage está marcada para as 19h, de quinta-feira (6). Como projetos para o futuro, Eto Cardim quer pintar casarios e paisagens em cidades como Rio das Ostras, Carapebus, Quissamã, Trajano de Moraes e outras. Ele pinta há quatro anos. “Desde criança eu gostava da arte, mas só descobri este dom recentemente”, conta Cardim, que está com 37 anos.

Nestes quatro anos, o pintor já fez apresentações no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho e no Forte Marechal Hermes (através da Associação de Artistas Plásticos de Macaé – AAPLAM), nos espaços culturais do terminal de Cabiúnas (Transpetro) e Professor Adelino, de Conceição de Macabu. Além disso, mostrou seus trabalhos na Petrobras e em exposição coletiva na Hindemburgo Olive.

Os referenciais de Eto Cardim são os pitores Benedito Luize, Clóvis Pérsio, Joel Oliveira e outros. “O trabalho destes artistas me inspiram por serem realistas”, explica. Dentre suas obras, destaca “Cachoeira da Amorosa”, “O Caminho do Mandigueiro” e “Bicuda Pequena”. Segundo disse, os quadros encontram-se à venda, com preços acessíveis. O pintor enfatizou preocupação com o meio ambiente. “É necessário que as pessoas evitem o desmatamento e o assoreamento, preservando os nossos rios”, acrescenta.

Segundo o curador da galeria, o artista plástico Eisaburo Mori, a Hindemburgo Olive segue a filosofia de mostras de artes plásticas ecléticas, com exposições de novos talentos, promovendo a inclusão social e democratizando as exibições. “São realizadas exposições de artistas que vão desde Eto Cardim, cujo enfoque é impressionista-realista, até artistas de vanguarda”, explica.