logo

Exposição na Galeria de Artes mostra criatividade de Verônica Ramires

13/04/2007 16:53:31 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Entre os dias 16 e 30 de abril, haverá exposição, intitulada “Entre Tensiones”, da artista plástica Verônica Ramires. O evento acontece na Galeria de Artes Hindemburgo Olive (GaHO), promovido pela Fundação Macaé de Cultura. Quem quiser apreciar e se deixar envolver por mais de 30 trabalhos e algumas instalações pode dirigir-se à Galeria de Artes, na Avenida Rui Barbosa 780, prédio do Centro Macaé de Cultura, das 13h às 18h. A vernissage será no primeiro dia, a partir das 19h.

Verônica é venezuelana, 34 anos. Começou a vida artística aos 15, em Caracas, onde fazia pintura a óleo. “Nesta época, eu não tinha compromisso. Tudo era espontâneo”, assegura a artista. Porém, aos 17 anos decidiu aprofundar seus conhecimentos, quando foi a Toronto, no Canadá. Neste país, localizado no Norte das Américas, desenvolveu estudos sobre desenhos, aquarelas, técnica em carvão e outros. “Estes foram ensinamentos acadêmicos”, pontua.

Ao retornar à Venezuela, estudou desenho gráfico por um ano. Porém, sua realização realmente se encontrava nas artes plásticas. Decidiu parar o curso e foi em 1996 para Nova York, onde viu que a arte divide-se em beleza (estética, decoração) e essência, fato que muda a vida das pessoas, sendo uma visão mais aprofundada que a estética, pois pode provocar horror, medo, sentimentos diversos, inclusive agonia e rejeição.

Na exposição em Macaé, a artista apresentará ao público trabalhos lúdicos que lembram sua infância. Tudo sob técnica mista sobre papel especial, com desenho, pintura e colagem. Por meio das instalações, Verônica busca provocar sentimentos em cada expectador: um diálogo aberto, quando cada pessoa busca envolver-se e sentir-se do jeito que sua moção interior apontar.

- Essas instalações são montagens artísticas, que têm como objetivo pontuar uma visão diferenciada do objeto – disse o curador da GaHO, Eisaboro Mori. Segundo ele, Verônica Ramirez faz significativas pesquisas através das experimentações artísticas, enfocando as suas imagens vivenciadas e retidas em suas memórias, lembranças e reminiscências. “Ela busca expressar tudo isso em formas e cores, obtendo como resultados trabalhos importantes.

- Além disso, Verônica nos leva a um olhar cujas referências históricas baseiam-se nas escolas impressionista, expressionista, surrealista e dadaísta – explica, acrescentando que na imaginética própria da artista (sentido artístico com elaboração intelectual), os alicerces são a razão e a emoção, proporcionando uma viagem de fantasia e de realismo.