Foto: Guga Malheiros
Leonardo Barreto mostrou o cotidiano da atividade pesqueira em telas a partir de desenhos digitais
Um sábado com o colorido da arte. Assim foi a última exposição do designer gráfico Leonardo Barreto, “No olhar do Pescador”, realizada no Solar dos Mellos – Museu de Macaé. Cercado por crianças, adolescentes e pais, o expositor mostrou o cotidiano da atividade pesqueira em telas a partir de desenhos digitais. A ação teve a participação do desenhista Ilzimar Bandeira e do palhaço Leleco.
“A disponibilização desses espaços públicos para a exposição dos nossos trabalhos é fundamental. Temos a oportunidade de mostrar nossa arte e o público de conhecer um pouco mais da história do município”, disse Leonardo.
A estudante Louise Barreto, 10 anos, foi conhecer a mostra de perto. “Gostei de desenhar e brincar”, frisou. Ela e outros visitantes conheceram as diversidades do mar e suas belezas.
A exposição levou imagens de barcos próximos a plataformas de petróleo, pescadores jogando a rede, além das belezas deste setor. “Macaé conserva belezas no seu jeito mais simples de ser”, disse Leonardo.
A proposta da vice-presidência de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura é incentivar a participação da população nos espaços públicos da cidade que promovem ações culturais.
Segundo o expositor, os desenhos são elaborados em programas de edição de imagens e depois são impressos em lonas. O resultado é obra semelhante à pintura. As telas que compõem a mostra já foram doadas para a Colônia de Pescadores de Macaé e cedidas para a exposição.
Em breve, a exposição estará em outros espaços públicos da Fundação Macaé de Cultura.