Exposição no Solar remonta a cerca de dois mil anos de história

01/10/2010 14:50:36 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Solar dos Mellos vai abrigar a exposição “Macaé Outros 200”, entre a terça-feira (5) e sexta-feira (8), das 9h às 17h. Trata-se de mostra à sociedade de material arqueológico da cultura Tupinambá, cujas análises laboratoriais apontam para uma idade dos vestígios de cerca de 2000 anos.

Os fragmentos são provenientes de sítio arqueológico estudado desde 2007 no Terminal Cabiúnas (Macaé). De acordo com a arqueóloga Maria Tereza Valente, a exposição é resultado do Programa de Educação Patrimonial, associado às pesquisas elaboradas na localidade macaense pela empresa A Lasca Arqueologia, financiada pela Petrobras.

- O título da exposição (Macaé Outros 200) é uma maneira de dialogar com o aniversário de Macaé, em 2013, quando a cidade completará duzentos anos de existência – conta Tereza.

O Programa de Educação Patrimonial promoveu palestras para funcionários da Petrobras sobre o material de Cabiúnas, além dos cursos no Solar dos Mellos a respeito de cerâmica Tupi Guarani e o de Arqueologia e Patrimônio em Macaé, transmitidos a profissionais de ensino. Ambos os cursos tiveram 70 alunos no Solar.

Também serão expostos recipientes produzidos durante a oficina no Solar, ocorrida em agosto último, e de trabalhos de alunos daqueles que fizeram o curso, pois os que foram alvo do curso de Arqueologia e Patrimônio em Macaé tiveram a incumbência de propagar tais conhecimentos.

Para o subsecretário de Acervo e Patrimônio Histórico, o professor de História Ricardo Meirelles, o fato de Macaé estar prestes a comemorar 200 anos de independência político-administrativa valoriza essa exposição. “É que estas descobertas mostram os habitantes primitivos desta região. Os descobrimentos proporcionam maior aprofundamento no conhecimento destes povos antigos. São cerca de 2000 anos de história”, conclui ele.

O Solar dos Melos, onde funciona a subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph), fica na Rua Conde de Araruama 248. Atende pelo telefone 2759-5049.