Foto: Guga Malheiros
Exposição é no Solar dos Mellos com entrada gratuita
Quem foi ao Solar dos Mellos neste sábado (16) para fazer parte do projeto ‘Cultura de Quintal’ pôde ter suas crianças brincando e divertindo-se com o palhaço Leleco e contemplar a exposição ‘Tonito por Tonito’. A mostra continua disponível durante a semana. Por meio de fotos e textos é possível conhecer mais sobre este grande pesquisador da história Macaé.
Se Antonio Alvarez Parada (Tonito) estivesse vivo, teria 90 anos de idade. Não era macaense de nascimento, mas de coração. Foi o autor do hino da cidade. Escreveu inúmeros livros sobre Macaé, em sua época chamada carinhosamente de ‘Princesinha do Atlântico’, denominação que hoje em dia deu lugar à ‘Capital Nacional do Petróleo’.
No Solar há foto do escritório de Tonito e textos escritos por ele. Segundo a gerente de projetos Cláudia Barreto (uma das organizadoras da exposição), essa mostra compõe-se de instalações idealizadas por ela feitas por caixas de arquivo, numa clara referência a Tonito que era colecionador de caixas de fósforo, postais e cartas.
Tonito foi professor de Química e Física; fundou a extinta Academia Macaense de Letras. Fez diversos trabalhos sobre a cidade. “Algumas de suas obras são póstumas”, disse Cláudia. Escreveu entres outras: ‘Histórias da Velha Macaé’, ‘O Fio de Uma História’ e ‘Histórias Curtas e Antigas de Macaé’.
Sobre o hábito da pesquisa, Tonito dizia o seguinte: “Recebi um jornalzinho de Santa Maria Madalena chamado ‘A Semana’. Nele havia uma espécie de folhinha em que contava mês, o dia do mês e embaixo um fato relativo ao passado da cidade. Achei aquilo muito bacaninha e fiquei com meus brios bairristas muito exaltados, achando que se Santa Maria Madalena podia ter um negócio daqueles, por que Macaé não podia? Então, resolvi começar a pesquisar”, afirmava, acrescentando que sabia da responsabilidade que tinha de repassar o conhecimento que tinha adiante, "Hoje sou repositário de uma documentação tão grande sobre histórias de Macaé, que ela tem que ser posta para fora...”.
A exposição "Tonito por Tonito: vida, ofício e obras" está aberta ao público no Solar dos Mellos, Rua Conde de Araruama, 248, Centro. O horário de visitação vai de 9h às 17h, nos dias de semana, e de 9h as 13h aos sábados. A entrada é gratuita.