logo

Exposição “Carnaval” começa nesta segunda na galeria de arte

18/02/2008 15:11:18 - Jornalista: Andréia Lisbôa

A Galeria de Arte Hindemburgo Olive (Gaho) abre nesta segunda-feira (18), às 19h, a Exposição “Carnaval”. A mostra que reunirá fantasias de destaque das seis escolas atualmente integrantes do Grupo 1 e das seis do Grupo Especial da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), além de máscaras premiadas nos Bailes e Concursos da Melhor Idade e ainda Bois Pintadinhos deste ano, integram o projeto de resgate da cultura do carnaval da Prefeitura de Macaé.

Quem for conferir as belas e originais fantasias expostas terá a oportunidade de conhecer o histórico das agremiações macaenses e curiosidades. O administrador da galeria, vinculada à Fundação Macaé de Cultura, Paulo Taboada, ressalta o valor artístico das criações e do trabalho artesanal. “Um desfile carnavalesco é completo, pois contempla artes plásticas, dança, música, figurinos. É de grande importância cultural”, considera.

Além da Exposição “Carnaval”, que tem como objeto as manifestações contemporâneas, o Solar dos Mellos, sede da Secretaria Municipal de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph), apresentará a exposição “Abre Alas: fragmentos dos carnavais macaenses”, que se estenderá até 31 de março, sobre os antigos carnavais.

Participam da iniciativa de resgate da cultura carnavalesca do município: a secretaria Especial de Comunicação Social, a secretaria Executiva de Acervo e Patrimônio Histórico, a Fundação Macaé de Cultura (FMC) e Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam).

Tradição dos Bois Pintadinhos

A tradição de produzir e desfilar pelas ruas de Macaé, durante o carnaval, com um boi confeccionado com tecidos coloridos, bambu, PVC e adereços e de nome curioso é originária dos engenhos e fazendas de gado do nordeste do início do século XVIII. O Boi Pintadinho é descendente do Boi-bumbá e do Bumba-meu-boi. A percussão marca o passo do boi, que fica rodeado de foliões. A peculiaridade do carnaval de rua dos Bois Pintadinhos de Macaé tornou essa manifestação folclórica uma característica marcante da identidade cultural do município.

A confecção de bois de pano se disseminou para várias partes do país. Em Macaé, o Boi Pintadinho é produzido na maioria dos bairros da cidade, especialmente nos mais populares, onde se reúnem milhares de foliões para festejar e participar dos concursos de bois. A confecção do boi e o cortejo são passados de pai para filho e prometem encantar gerações futuras. Com cores vibrantes e nomes pitorescos, que vão de títulos de novelas a apelidos de figuras carismáticas dos bairros, os Bois Pintadinhos representam a alegria popular.