Foto: Ana Chaffin
Vagas serão destinadas a candidatos a partir de 14 anos
Começam na próxima segunda-feira (30), as inscrições para os cursos gratuitos de Montagem e Manutenção de Computadores, Notebooks, além de Linux, que serão ministrados pela Prefeitura de Macaé, por meio da Fábrica da Cidadania.
As inscrições estão abertas até o dia 5 de março, na sede da Fábrica da Cidadania, local em que serão realizados os cursos. A previsão é que as aulas sejam iniciadas na segunda semana do mês de março. As vagas serão destinadas a candidatos a partir de 14 anos.
Antes de fazer parte dos cursos, os candidatos às vagas devem participar de uma avaliação. Na oportunidade, haverá triagem dos interessados que terão de apresentar conhecimentos básicos referentes a Windows e Internet.
Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a intenção é oferecer cursos de capacitação de qualidade. “A meta é levar inclusão social e cidadania aos jovens e adultos de Macaé”, ressalta.
Os cursos que serão ministrados nos turnos da manhã, tarde e noite são alvos de procura de um público diversificado. Serão abertas um total de 40 vagas para o curso de Notebook e de Linux, que tem duração de um mês cada um.Já o módulo de Manutenção e Montagem de Computadores será de quatro meses e vai destinar 120 vagas.
- Recebemos uma clientela empenhada em aprender para ingressar e ocupar uma melhor vaga no mercado de trabalho. Normalmente o estudante concluí um curso e logo se interessa em fazer outro módulo para se aperfeiçoar cada vez mais. Muitos dos ex-alunos do curso de Manutenção e Montagem de Computadores se destacam nas aulas e se tornam monitores de lan house públicas, observa o secretário.
Outro projeto, cujo organograma está sendo definido pela coordenação da Fábrica da Cidadania é a realização de oficinas itinerantes de Word, Excell, Power Point, Windows e Internet, nas lan house que funcionam nos bairros do município. Os cursos que vão acontecer no prazo máximo de sete dias se destacaram em lan house de pontos diversos como Aroeira, Aeroporto, Miramar, Virgem Santa e Visconde.
- Cerca de 800 pessoas participaram das oficinas itinerantes no ano de 2011. Muitos deles foram aposentados e donas de casa que nunca tiveram acesso à informática e encontram a facilidade de se atualizar nas proximidades de onde moram. Neste ano vamos dar continuidade a esta programação nos bairros. A intenção do Secretário de Educação, Guto Garcia, é disseminar o conhecimento digital, diz o coordenado do Programa Macaé Inteligente, do qual as Lan Houses Públicas e Fábrica de Cidadania fazem parte, José Vicente Rodrigues.
Outro projeto, que também está em fase definição e está previsto para ser implementado ainda neste semestre é a realização de cursos específicos voltados ao público que atua no comércio, a exemplo de escritórios e na área da saúde como clínicas. A proposta é oferecer a clientela módulos como word, planilha, gráficos, tabelas e mailling list, dentre outros.