logo

Fábrica da Cidadania define projetos para 2012

26/12/2011 14:22:15 - Jornalista: Joice Trindade

Para que a qualificação esteja ao alcance de todos, a Prefeitura de Macaé, por meio da Fábrica da Cidadania, está definindo o cronograma de cursos que serão implementados em 2012. Já está confirmada a abertura de vagas para os cursos gratuitos de Montagem e Manutenção de Computadores e de Notebooks. No entanto, a novidade fica por conta das turmas que serão formadas para cursos específicos voltados ao público que atua no comércio e na área da saúde, com módulos como Word, planilha, gráficos, tabelas e mailing list, dentre outros.

As boas notícias não param por aí. Também está em fase de elaboração o projeto de implementação do primeiro laboratório de informática de uma unidade municipal de ensino, que funcionará nos moldes das lan houses públicas nos períodos vagos. Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a ação vai envolver alunos e educadores que terão a chance de compartilhar conhecimentos:

- O foco do trabalho é a inclusão social e a construção da cidadania. Centenas de jovens são capacitados e, de acordo com registros, temos alta taxa de empregabilidade. Isso comprova não só a qualidade do curso oferecido, mas também a importância social deste trabalho desenvolvido pela prefeitura, diz o secretário.

Outra ação da Fábrica da Cidadania que vai prosseguir no próximo ano é a realização de cursos direcionados a professores da rede municipal, que vão acontecer no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM). Na lista de projetos de 2012 ainda estão oficinas itinerantes de Word, Excell, Power Point, Windows e Internet que vão percorrer os bairros de Macaé com a proposta de disseminar o conhecimento digital.

- Constatamos que as lan houses itinerantes apresentam resultados positivos, pois atende a uma demanda expressiva de moradores. As oficinas itinerantes acontecem durante sete dias em cada bairro, oferecendo aulas em duas turmas que, em sua maior parte, contam com usuários que nunca tiveram acesso à informática, pontua o coordenador da Fábrica da Cidadania, José Vicente Rodrigues.

Cursos - As inscrições para os cursos estão previstas para a primeira quinzena de janeiro. As vagas são destinadas a candidatos a partir de 14 anos. Já a avaliação dos candidatos às vagas deve acontecer no mês de fevereiro. Na oportunidade, haverá triagem dos interessados que terão de apresentar conhecimentos básicos referentes a Windows e Internet:

Durante as aulas práticas, os alunos têm oportunidade de montar computadores, a partir de peças recicladas de máquinas doadas pelas próprias turmas ou instituições públicas e privadas que são direcionados às lan houses públicas. Além disso, um dos fatores positivos é que os formandos no curso/estágio prático voluntário de 30 dias de Montagem e Manutenção de Microcomputadores, por exemplo, podem se tornar monitores de lan houses.