Foto: Kaná Manhães
Material será usado nas Lan Houses Públicas
A Receita Federal doou esta semana mais 26 máquinas de caça-níquel para serem recicladas pela prefeitura, através da Fábrica da Cidadania, da Secretaria de Ciência e Tecnologia. O material será utilizado para a montagem de computadores e mobiliário das Lan Houses Públicas.
De acordo com José Vicente, coordenador do Programa Macaé Inteligente, do qual a Fábrica e as Lan Houses Públicas fazem parte, o material será totalmente aproveitado. “Já foi realizada uma pré-seleção do que será reaproveitado. Todo o material trazido será utilizado. Com as caixas faremos mesas para o mobiliário das Lan Houses”, explicou.
Em entrevista durante a destruição de peças restantes da doação realizada pela receita anteriormente, o auditor fiscal da Receita Federal e presidente da Comissão Permanente de Material Apreendido, Jorge Marcos da Silva, explicou que se não fosse firmada a parceria com a prefeitura, todo o material apreendido teria sido destruído.
A doação do material faz parte do convênio de educação fiscal, firmado com o município, onde todo o material apreendido é utilizado em benefício da população. Entidades que desejem firmar parcerias com a Receita Federal devem enviar ofício para a entidade, solicitando. “Podemos fornecer material cirúrgico, TVs, aparelhos de DVD, entre outros”, ressaltou Jorge.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, lembra que as empresas que tiverem interesse também podem fazer parceria com a secretaria. “Quem quiser nos ajudar a disponibilizar mais pontos de acesso gratuito à internet pela cidade, promovendo a inclusão digital de centenas de pessoas, pode colaborar tanto com os custos de implantação quanto de manutenção”.
As empresas que tiverem interesse em adotar uma Lan House Pública, podem financiar mão-de-obra, hub/switch, infraestrutura/cabeamento, ar-condicionado, mobiliário, material de limpeza/ manutenção, material de escritório. As empresas podem ainda colaborar com o aluguel de computadores, bolsas dos monitores, link de adsl ou rádio, bolsa desemprego e seguro total.
Por mês as Lan Houses Públicas atendem mais de 30 mil pessoas. A prefeitura tem hoje Lan houses em funcionamento nos bairros Malvinas, Nova Holanda, Aroeira, Aeroporto, Glicério, Frade, Sana, Córrego do Ouro, Ajuda, Centro da Cidade, Assentamento Celso Daniel, Cajueiros, Morro de São Jorge, Botafogo, Bosque Azul, Centro Poliesportivo e Campo do Oeste, e Morro de Santana.
Para mais informações sobre adoção de Lan Houses ou doação de equipamentos, entrar em contato pelo telefone (22)2773 3565, ou procurar a Fábrica de Cidadania, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, localizada na Rua Teixeira de Gouveia, 634, centro.