Quarenta e sete casas estão sendo construídas no Loteamento Residencial Bosque Azul, próximo à Ajuda, para o assentamento de famílias da Ilha Colônia Leocádia. Os tijolos utilizados neste empreendimento, resultado de acordo entre o Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e prefeitura de Macaé são produzidos na Unidade Habitar, da Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Águas (Emhusa).
A importância da Unidade de Produção Habitar, a Fábrica de Tijolos da prefeitura – que produz cerca de cinco mil tijolos por dia para edificação de casas, creches e escolas voltadas para comunidades de baixa renda de Macaé – é permitir que haja estrutura dentro do município em prol deste público-alvo. A afirmação é do presidente da Emhusa, José Cabral da Silveira.
- Além disso, a fábrica é um projeto auto-sustentável, ecologicamente correto e permite a construção de unidades pela própria comunidade, através de treinamento básico, sendo utilizada pelo município para a construção de equipamentos comunitários, como creches e escolas, destaca Cabral.
A unidade de produção Habitar fica localizada no bairro Novo Cavaleiros, ocupando área de três mil metros quadrados – o galpão onde nove operários, chamados de artífices, trabalham, ocupa 300 metros quadrados. São cinco tipos de tijolos fabricados no local: normal, meio tijolo, canaleta, tijolo de canto e coluna. Os materiais utilizados na composição do produto final são solo, cimento, cal e água.
Gestores da fábrica, a engenheira de produção Ana Carolina de Moura Ferreira Amaral e o administrador Jonas Saul Salles Júnior lembraram que a escola municipal do Sana teve cerca de 120 mil tijolos da fábrica. “São 12 salas de aulas, biblioteca e refeitório, sendo uma obra de grande porte”, comenta Ana Amaral.
Além disso, outros 21,6 mil tijolos foram utilizados para reforma do Estádio de Futebol Cláudio Moacyr de Azevedo, onde construíram-se vestiários, banheiros, além de obras estruturais. Tudo isso, para atender solicitação da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), a fim de que algumas partidas do Campeonato Estadual da primeira divisão sejam em Macaé.
Jonas Júnior acrescentou ainda que a unidade, no ano passado, colaborou para a construção da Estação de Tratamento de Água (Trapiche), o Núcleo de Inclusão Digital do Condomínio Cidadão (Ajuda), a Estação de Tratamento de Esgoto (Sana), a Casa de Química (ETE-Ajuda), o Portal do Horto do Imburo, o muro do condomínio de casas de servidores municipais (Bosque Azul), entre outras. A fábrica existe desde 16 de fevereiro de 2006 - uma iniciativa da atual administração municipal.
Além do galpão, na Unidade de Produção Habitar também estão localizados o setor administrativo (escritório da Emhusa), - casa-modelo com uma sala, dois quartos, banheiro e cozinha. Refeitório e alojamento para os trabalhadores também estão presentes na unidade, que fica no bairro Novo Cavaleiros.