Faculdade de Medicina: HPM aprovado como Hospital Escola

31/05/2007 14:52:49 - Jornalista: Simone Noronha e Genimarta Oliveira

A importância e a boa qualidade dos serviços prestados pelo Hospital Público Municipal (HPM) receberam mais um reconhecimento, que vai beneficiar toda a região. O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Antônio Ledo, confirmou que a unidade poderá ser usada como hospital-escola para o curso de Medicina. De acordo com o diretor, o curso para Macaé já foi aprovado. O primeiro vestibular deverá acontecer em 2009.

Para o presidente da Fundação Municipal Hospitalar e diretor-superintendente do HPM, Aluízio dos Santos Júnior, a aprovação da UFRJ para a unidade ser o Hospital Escola do curso só comprova a qualidade dos profissionais, dos equipamentos e das instalações. A aprovação da UFRJ, de acordo com ele, vai agregar maior valor ao HPM, além de ser mais uma forma de gerar recursos.

- O HPM tem todas as condições para ser um hospital-escola. Temos 20 especialidades médicas 24 horas, o centro de educação médica continuada, terapia intensiva, 130 leitos, CTI adulto, pediátrico e neo-natal e atendemos uma média de dez mil pacientes por mês. Formamos um hospital de emergência, mas como lidamos com todo tipo de patologia, somos quase um hospital geral – salientou Aluízio dos Santos Júnior.

A equipe da UFRJ esteve em Macaé, na semana passada, para conhecer as instalações de saúde da cidade. O diretor da Faculdade de Medicina, Antônio Ledo, considerou a estrutura de emergência do HPM “excelente”. De acordo com ele, o curso de Medicina em Macaé faz parte do projeto de interiorização da Universidade. O curso deverá se instalar na Cidade Universitária, que será inaugurada em julho pela prefeitura.

- O curso de Medicina em Macaé está aprovado e faz parte do projeto de reestruturação da UFRJ. Já temos o local e o hospital. Dependemos agora da contratação de professores - explicou o diretor.