logo

Falta d’água na cidade começa a afetar escolas da rede municipal

28/03/2007 10:32:51 - Jornalista: Simone Noronha

O problema de falta d’água em Macaé registrado nos últimos dias está afetando algumas escolas e creches da rede municipal de ensino. Os três carros-pipa contratados pela prefeitura para abastecer as escolas não estão mais retirando água na bica da Cedae do Centro da cidade. A água está sendo comprada de uma empresa em Casimiro de Abreu, a mais próxima, o que faz com que o abastecimento demore a ser feito. “Um carro-pipa que por dia abastecia cinco escolas, por exemplo, hoje só consegue abastecer três por causa do tempo que perde na estrada”, explicou a secretária de Educação, Milmar Pinheiro.

Apesar dos esforços da secretaria, algumas escolas e creches estão sendo obrigadas a funcionar em meio expediente. “Sabemos do transtorno para os pais, principalmente para os que têm filhos nas creches, mas não temos como manter uma escola funcionando sem água. Nas creches, damos prioridade para a merenda”, disse a secretária. Nas escolas, a secretaria orientou à empresa responsável pela merenda que faça a comida com água mineral. “Assim, sobra água para os banheiros e a limpeza da escola”, comentou a secretária.

De acordo com a secretária, até escolas que nunca tiveram problemas, como a Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro da cidade, estão sofrendo com a falta d’água. Nos últimos dias, sete escolas tiveram que funcionar em meio expediente. Além da Maria Isabel, o Colégio Municipal Wolfango Ferreira, a Creche Municipal da Aroeira, o Jardim de Infância Átila Maltez, o Jardim de Infância Kristus Jean Kousoulas, o Coléwgio Municipal Elza Ibrahim e a Escola Municipal Maria Letícia Carvalho tiveram que fechar mais cedo por falta d’água.