A Fundação de Ação Social (FAS) tem realizado encontros com diversos órgãos públicos municipais com o objetivo de promover a Primeira Jornada da Rede Municipal de Atenção às Famílias Vítimas de Violência. Nesta jornada, haverá estudo e discussão sobre os temas trabalho em rede e procedimento com famílias vitimizadas.
Segundo o presidente da FAS, Fernando Horta, este encontro terá como público alvo gestores e equipe técnica. Ele acrescentou ainda que estarão fazendo parte do evento a Guarda Municipal, a secretaria de Saúde, a secretaria de Infância e Juventude, o Conselho dos Direitos da Criança, e o Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e outros.
De acordo com a assistente social Samantha Fragoso, os serviços às vítimas de violência enfocam grupos (mulheres ou crianças). “Com as discussões na Jornada, não se vai criar obstáculos a este processo, mas utilizar a comunicação entre os diversos órgãos com o fim de atender a família como um todo”, explica Samantha.
Fernando Horta, por sua vez, contou que tudo isso atende aos princípios organizativos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – uma política nacional que busca enfocar ações na família, o trabalho em rede, além das ações interdisciplinares, interinstitucionais e intersetoriais.
Já Samantha lembra que a comissão já montou a programação da primeira jornada. A Jornada vai acontecer das 13h até 20h, do dia 18 de outubro. O local ainda não foi definido.
Outro tema a ser discutido será a implantação do Programa Municipal de Proteção à Família – Guardião - cujo enfoque será o atendimento de crianças, adolescentes, idosos, portadores de deficiência nas questões sociais e no referente à violência.
- A sinergia dos órgãos em prol do melhor atendimento às famílias será importante para a eficácia e a excelência dos serviços prestados aos componentes da célula mãe da sociedade, que é a família -, ressaltou o presidente da FAS, Fernando Horta. Ele acrescentou que o sucesso da rede dependerá da participação, do empenho e da competência de todos os envolvidos no processo.