A Fundação de Ação Social (FAS) de Macaé promove nesta quarta-feira (08) o I Seminário Interno da Rede Municipal de Atenção a Famílias Vítimas de Violência. O objetivo é unificar discursos e procedimentos de atendimento, bem como remover barreiras na constituição do trabalho em formato de rede. O evento começa às 13h no auditório do CECAP (Rua Vereador Adilson Figueira da Silva ,111, Miramar).
O seminário é o resultado do trabalho de uma comissão intersetorial que envolve a Fundação de Ação Social, programas de Saúde Mental e Saúde da Família, Secretaria da Infância e Juventude, conselhos municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e dos Direitos da Criança e do Adolescente, Hospital Público Municipal, entre outros. Participam deste processo 25 serviços municipais das áreas de Assistência Social, Educação e Saúde.
Cerca de 130 profissionais oriundos dos serviços oferecidos pela prefeitura vão participar de palestras específicas sobre atendimento a mulheres e crianças vítimas de violência física, psíquica e sexual, ministradas por equipes do Conselho Tutelar, Projeto Sentinela e Assessoria de Enfrentamento à Violência da Coordenadoria da Mulher.
Uma das palestrantes é a psicóloga Sandra Roque, coordenadora do Projeto Sentinela de Niterói, que vai falar dos desafios e avanços relacionados ao trabalho de constituição de uma rede de atendimento.
Atendendo aos princípios organizativos do SUAS e à Política Nacional de Assistência Social, a Fundação de Ação Social vem propondo às instituições, desde maio do ano passado, serviços, programas e projetos que atendem famílias vítimas de violência no município a formatação do trabalho em rede.