logo

Feira Afro finca raízes culturais na Veríssimo de Mello este sábado

15/04/2016 10:52:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Arquivo Secom

Programação acontece das 9h às 18h

Editada pela primeira vez na cidade por iniciativa privada, a I Feira Afro-Cultural Raízes vem com a proposta de realização bimestral e tem o apoio da prefeitura, por meio da Fundação Macaé de Cultura. O evento acontece na Praça Veríssimo de Mello neste sábado (16), das 9h às 18h, reunindo empreendedores locais e regionais. Haverá apresentação de teatro, palestras, capoeira e shows de rap. A última atração será o Baile Charme, com os DJs Roby e Tony Anderson, marcado para começar às 16h.

- Durante a feira, o público vai contar com 23 barracas de acessórios (turbantes, colares, pulseiras etc), roupas, calçados e itens da gastronomia africana - diz a produtora afro-cultural Jeanne Brazil, moradora de Macaé há quatro anos que está à frente da organização. Incentivando e aplaudindo esta iniciativa, a Vice-Presidente de Promoção e Preservação da Igualdade Cultural e Racial do município (Ceppir), Zoraia Braz, salienta que o convite para participar da feira é extensivo a todos, não só como lazer, mas para o deguste dessas delícias culturais trazidas para o Brasil, da black music à moda afro-urbana.

A área ocupada pelo evento é o interior do coreto, onde terão as apresentações, e nos espaços do entorno ficará acomodado o público e distribuídos os pontos de venda. A abertura oficial será às 10h, com a palavra de Zoraia Braz sobre a I Feira Afro-Cultural Raízes. A primeira atração é a Família Free Rap, às 11h. O grupo foi criado em 2014 e é formado por três macaenses: Rhuann Carllos (Dom), 20 anos, Antônio (Rastaman), 17, e Eduardo Tavares, também de 17 anos.

Ao meio-dia, o ativista e rapper Fábio Emecê, do Coletivo Faixa de Gazah, se apresenta para o público com sua música e poesia. E às 13h, é a vez da rapper Flor de Pernambuco estar no palco cantando repertório que fala sobre empoderamento e resistência. Em seguida terá a roda de capoeira conduzida pelo Mestre Lequinho. O grupo representa a Associação dos Capoeiristas Unidos pela Arte, de Macaé. A apresentação está agendada para às 14h.

A Companhia Das Dores Circo Teatro entra em cena às 16h com o espetáculo Varietê Das Dores, reunindo diversas linguagens presentes no circo tradicional como a música, o equilibrismo, malabarismo e números cômicos. O Baile Charme encerra o evento divertindo o público até às 18h. Os DJs Roby e Tonny Anderson, animadores do baile, são moradores de Rio das Ostras e já conhecidos no mundo do charme na Região dos Lagos.