Terceiro maior evento de petróleo e gás do mundo, a Feira Brasil Offshore entra nesta quarta-feira (20) em seu segundo dia de funcionamento. A visitação começa às 14h, com entrada gratuita para profissionais do setor, que devem apresentar documento de identificação profissional para se credenciar. A Brasil Offshore vai até sexta-feira (22), e até o final do evento deve atrair um público de cerca de 35 mil pessoas. Aberta terça-feira (19) com a presença do governador Sérgio Cabral, a feira está sendo realizada no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro).
Promovida pela Media Group do Brasil, a MG do Brasil, com apoio da prefeitura de Macaé, a Brasil Offshore tem 538 expositores e área de exposição ampliada de 24,1 mil metros quadrados para 27 mil metros quadrados. Outros atrativos da feira são as conferências organizadas pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e as rodadas de negócios promovidas pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Nesta quarta-feira, a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) se reúne às 11h no local da feira. Formada por Macaé, Búzios, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Quissamã, Rio das Ostras, São João da Barra e Niterói, a Ompetro defende os interesses dos municípios produtores de petróleo. Os prefeitos da Ompetro vão discutir, entre outros assuntos, o desempenho dos royalties e das participações especiais pagas aos municípios pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).