Artesãos de Glicério organizam a Feira da Estação, onde moradores da região serrana e visitantes podem encontrar produtos feitos manualmente. No próximo sábado (7), das 10h às 22h, a iniciativa dos artesãos, que são moradores do distrito, será realizada pela sexta vez, na Praça Principal de Glicério, ao lado da estação.
Ao todo serão montadas 15 barracas. Segundo a organizadora, a professora Gislene Barros da Silva, que trabalha no Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep), da Secretaria de Trabalho e Renda, dessa vez também haverá animação cultural, com música ao vivo - voz e violão.
- Haverá ainda oficina de plantas medicinais e exposição de orquídeas – conta. Ela acrescenta que entre os trabalhos que faz, pois também é artesã, encontram-se materiais recicláveis como canos de PVC, dos quais produz abajures e luminárias, além de porta velas. Outras atrações são trabalhos de “patch work”, decupagem, bonecas, bordados, enfeites e artigos infantis.
No setor de culinária, moradores e visitantes poderão apreciar escondidinhos de aipim, além de crepes e doces de frutas variadas (mamão, melão, banana e outras). O preço dos produtos varia entre R$ 5 e R$ 50.
A Feira da Estação funciona em todos os segundos finais de semana do mês. A Prefeitura de Macaé oferece o espaço para os empreendedores locais. Segundo o regimento interno da feira, é proibida a revenda de produtos pelos expositores. Tudo o que venderem terá de ser feito por eles.
- Sou moradora de Glicério e esse evento vai a favor das atividades sociais, econômicas e culturais. Para isso os expositores se uniram e têm feito a feira, uma forma de promover o desenvolvimento sustentável, em que entra a economia popular e solidária – salienta Gislene.
Ela avisa que o evento está aberto a novos artesãos e empreendedores. É só ser morador de Glicério e seguir as normas do regimento interno. Assim, os interessados poderão montar uma barraquinha na Feira da Estação.