logo

Feira de Adoção de Animais emociona público

23/03/2013 17:52:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

Cerca de 50 animais foram adotados

Muita emoção na manhã deste sábado (23), na Feira de Adoção de Cães e Gatos, realizada na Praça Veríssimo de Melo, em Macaé. A técnica de saúde bucal, Viviane Carvalho, 30 anos, levou a basset, Sol, oito anos, para ser doada. Há dois meses com o cão em sua residência, ela conta que o animal já tinha sofrido maus tratos quando foi resgatado e, atualmente, estava em lar temporário. "A gente chora porque já acostumou com ela", enfatizou.

Mais de 80 animais foram cadastrados no evento e cerca de 50 foram adotados. Tanto a inscrição quanto a adoção foram gratuitas. A feira acontecerá todo terceiro sábado do mês, uma parceria com as entidades de proteção de animais: Proteção Animal de Macaé (PAM), a Pró-Animal e a Casa dos Anjos.

A Feira é uma das primeiras ações de políticas públicas da Secretaria de Saúde, visando implementar a proteção de vida animal. A iniciativa atende reivindicação dos grupos de proteção de cães, gatos e equinos, que defendem a aplicação da lei 9.605/98 referente aos direitos dos animais.

O estudante Andrew Cauan Vasconcelos de Souza, nove anos, perdeu seu cão há três meses e interessou-se pela Sol. “Quero muito um outro cão para brincar. Ela vai ser muito boa para mim”, disse Andrew bastante emocionado.

Para quem levou um animal para casa foi necessária a assinatura de um Termo de Responsabilidade de Adoção e Guarda. Esse termo consiste em uma declaração de ciência das necessidades de cuidados, manutenção e castração do animal doméstico. De acordo com a organização, quem assume o compromisso da adoção deve estar consciente do ato. Abandonar ou maltratar animais é crime com pena de três meses a um ano de detenção e multa.

O programa municipal para proteção de animais, além da feira, que tem o objetivo de promover adoções responsáveis de cães e gatos de rua, prevê a esterilização (castração) desses animais por meio de convênio com clínicas veterinárias.

O processo licitatório desse projeto, que será financiado por recursos do Fundo Municipal de Saúde, já está em andamento. Também estão previstas campanhas de educação humanitária voltadas para as escolas municipais e também de orientação aos carroceiros quanto ao trato com os equinos.

As finalidades do programa, além da proteção à vida e defesa dos direitos dos animais, são: diminuir o controle populacional em longo prazo de animais de rua; evitar acidentes de trânsito envolvendo animais, prevenir zoonoses e mordeduras.


Fotos Relacionadas