logo

Feira de artesanato com inscrições abertas

20/09/2011 16:08:03 - Jornalista: Andréa Pessanha

Os artesãos de Macaé têm a oportunidade de mostrar seus trabalhos na primeira Feira Macaense de Artesanato (FEMARTE), que será realizada de 18 a 20 de outubro, das 13h às 21h, na Praça Veríssimo de Mello, no Centro. As inscrições para os expositores são gratuitas e devem ser feitas através do telefone 2772-7053, com Fátima ou Monique, do Gabinete da vice-prefeita, Marilena Garcia, parceira deste projeto com a Secretaria de Educação. As vagas são limitadas.

A FEMARTE terá na abertura uma apresentação cultural e presença de autoridades, dos expositores de artesanato de Macaé e das cidades vizinhas. A Feira vai funcionar das 13h às 21h, terá espaço de alimentação e oficinas gratuitas de práticas artesanais. Além disso, haverá palestras com Márcia de Carvalho, estilista brasileira que desenvolve um projeto de Artesanato social junto a prefeitura de Paris; e Coco Barsaute, artista plástico e consultor do Sebrae.

De acordo com coordenadora da Feira, Kátia Angeloff, a proposta é juntar todas as iniciativas de artesanato de Macaé e identificar seus produtos, garantindo também para esses profissionais um espaço de vendas e de palestras.

- Queremos trabalhar e identificar todas as realidades de identidade cultural desses artesanatos locais, para fortalecê-los cada vez mais. Também temos uma massa chegando aqui em Macaé, oriunda de vários outros lugares do país. Essas pessoas podem trocar experiências com nossos artesãos - destacou Kátia.

Além de ressaltar a importância do artesanato como fator de desenvolvimento local e regional, a Feira tem como objetivos; informar a comunidade as iniciativas dos projetos de artesanato existentes na região; divulgar os produtos artesanais já consolidados e aqueles que são potenciais; conhecer novas metodologias e os processos de aprendizagem dos casos de sucesso nacionalmente e localmente; entender a relação entre criatividade e o processo de produção e comercialização – empreendedorismo e associativismo; estimular o crescimento dos núcleos de artesanato e promover o associativismo; criação, produção e comercialização de produtos diferenciados e qualificados, com identidade regional; e por último a qualificação de mão de obra.

O secretário de Educação, Guto Garcia, reforça a importância da realização de uma Feira deste porte para a geração de renda dos artesãos de Macaé. “Na oportunidade os expositores participantes serão cadastrados para que possam receber comunicados de cursos para melhorar a qualidade de seus produtos através da Escola de Qualificação”, explicou o secretário.