Com cerca de 120 trabalhos – vindos de 14 escolas municipais, cinco particulares, duas estaduais e da federal – teve início na tarde desta quarta-feira (18) a Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti-2006). Organizada pela prefeitura de Macaé, através da secretaria de Ciência e Tecnologia, a feira está aberta à visitação pública e reúne centenas de estudantes, com idades entre 12 e 18 anos, cursando da quinta à oitava séries do ensino fundamental e Ensino Médio. O evento termina nesta quinta-feira (19).
Na abertura da Femacti, esteve presente o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, acompanhado de diversas autoridades do setor de ciência e tecnologia, além da subsecretária de Educação Leda Vieira. Na solenidade, o Coral Som de Vozes (Ciep Maringá), formado por 28 adolescentes, cantou os hinos nacional e municipal, além das músicas “Quando te Vi” e “Sal da Terra”, de Beto Guedes.
Dentre os trabalhos expostos, encontram-se quatro do Colégio Municipal Raul Veiga (Glicério). Do distrito macaense, vieram 12 alunos. Os projetos mostrados por eles são “Simulando um Vulcão”, Reconhecimento de Substâncias pelo Uso de Indicadores”, “Combustão” e “Foguete à Álcool”. Este último se trata de simulação do princípio dos foguetes. Segundo o professor de Ciências Lucas Soares Ferreira, as questão refere-se ao que leva o foguete ao espaço.
Ele explica que a resposta encontra-se nos fundamentos da terceira Lei de Newton (Ação e Reação). “Acontece uma combustão ou explosão dentro do míssil ou foguete (Ação) e conseqüentemente a reação, que é a aceleração ou movimento do foguete. Tudo começou com os mísseis alemães V2, utilizados na segunda guerra,”, explicou, mostrando a simulação desenvolvida pelos alunos, cuja localização fica logo na entrada da feira.
Outro trabalho – feito por alunos do Colégio Estadual Luiz Reid – tem bases na biologia. Chama-se “Tradução”. Mostra como o DNA se expressa produzindo a proteína. Este trabalho foi resultado de estudos das alunas Jéssica Borel Nicolau e Rosângela Teixeira Pedra, do terceiro ano do Ensino Médio.
Já alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Bruno Ostman (particular) mostram, através do trabalho “Cérebro Humano”, a estrutura, os neurônios, os efeitos das drogas e as doenças cerebrais, além de realizarem testes de memória. “Todos os projetos e trabalhos têm muita criatividade”, ressalta a comerciante Dalila Soares de Souza, que prestava atenção nos diversos trabalhos das instituições de ensino.
Já o universitário Marcus Toledo (Química) parabenizou a prefeitura de Macaé pelo evento: “a área de ciência e tecnologia está recebendo a justa valorização da administração da cidade e isso é muito importante para a formação intelectual dos estudantes”, avalia.
O projeto da Escola Técnica Federal, intitulado Fábrica de Biodiesel, vencedor de inúmeras feiras de ciência a nível estadual e nacional também marca presença na Femacti. “Nosso projeto está em andamento. Agora estamos trabalhando no levantamento de dados, cálculos de engenharia, como fluxo, balanço de massa, além da rota tecnológica de produção”, explicou o aluno da Cefet/Uned-Macaé, Bruno Damascena.
A Femacti termina nesta quinta-feira (19). “Estão relacionados, mesmo que indiretamente, com a feira, cerca de seis mil alunos que realizaram feiras internas em suas escolas, quando houve a escolha das melhores, presentes aqui”, afirmou o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan. Ele convida todos os macaenses a prestigiar o evento, no qual também há paralelamente o terceiro Fórum Municipal de Ciência e Tecnologia, Workshop de Educação Ambiental e Mostra de Empresas sobre Tecnologia, Educação e Petróleo.
Para o público juvenil haverá planetário móvel, cinemateca e palestra com o astrônomo Ronaldo Mourão. Ônibus fazem o percurso até o Macaé Centro, a partir do terminal da Barra de Macaé.
Estandes da Guarda Mirim, DST/AIDS, IMMT e Cipa/PMM estão expostos no Macaé Centro, onde profissionais do Sesi, Senai e de universidades também mostram seus trabalhos. De acordo com o secretário Guilherme Jordan, isso tem o objetivo de divulgar para os estudantes conhecimento de órgãos públicos.