Feira de franchising em Macaé deve movimentar R$ 15 milhões

15/08/2006 11:42:53 - Jornalista: Janira Braga

Cerca de R$ 15 milhões deverão ser movimentados em volume de negócios durante a Rio Franchising Expo, que será promovida em Macaé, no Norte Fluminense, entre os dias 27 e 29 de outubro, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro. Consolidado como setor que registra taxas de crescimento acima da economia nacional, o sistema de franchising movimentou somente em 2005, R$ 35,8 bilhões com a utilização de 917 marcas, responsáveis por 61,5 mil unidades de franquias operando em todo o território nacional. A taxa de crescimento do setor no ano passado foi de 13%.

- Nosso objetivo ao apoiar a feira é gerar oportunidade de negócios de franchising em Macaé, que, por ser a capital nacional do petróleo e estar dotada de infra-estrutura, além de logística, tem todas as atrações necessárias para reter investimentos desta atividade – destaca o prefeito Riverton Mussi (PSDB). O evento é realizado pela Associação Brasileira de Franchising do Rio (ABF-Rio) e deve atrair cerca de cinco mil visitantes entre empresários e empreendedores em potencial.

De acordo com a organizadora da feira, a Fagga Eventos Internacionais, já foram confirmados 50 expositores no evento dos setores de tecnologia, construção, decoração, informática, lazer, turismo, veículos, beleza, esporte, sinalização, fotografia, eletrônica, esporte, entre outros. Fazem parte da programação palestras e fóruns para interessados em franquias e investimentos.

Esta será a primeira edição da Rio Franchising Expo em uma cidade fora da capital, seguindo tendência do mercado nacional de captar investidores onde eles estão fixados. O diretor da ABF-Rio, Alain Guetta, destacou as vantagens da feira ser realizada em Macaé. “Macaé é populosa, estruturalmente preparada, conta com um contingente de 40 mil profissionais embarcados em plataformas offshore. Mais do que simplesmente representarem uma força a mais no consumo, os cônjuges, filhos e demais familiares dos que estão embarcados constituem uma interessante fonte de candidatos à aquisição de franquias”, disse.

Responsável por 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB), o setor de franchising brasileiro é considerado pelo mercado internacional um dos seis maiores do mundo. O número de redes de franquia subiu de 814 em 2004 para 971 em 2005. A maior alta é no mercado de acessórios, calçados, vestuário e informática.

Segundo a ABF, a adesão de investidores no sistema de franchising vem crescendo devido às facilidades em cima do varejo independente. A ABF cita como exemplo o número de postos de trabalho: foram geradas 22 mil vagas no ano passado, uma alta de 4% em relação a 2004.

A Lei do Franchising, ou contrato de franquia empresarial, foi sancionada pelo então presidente Itamar Franco em 15 de dezembro de 2004. O franchising é considerado um método para a distribuição de produtos e serviços cujo sucesso depende da capacidade de se reproduzir, em diferentes locais e sob a responsabilidade de diferentes pessoas, um mesmo conceito de negócios.