Feira de Franchising: oportunidade de negócios em Macaé

17/08/2006 10:41:13 - Jornalista: Simone Noronha

Setenta por sento dos estandes da Rio Franchising Expo Macaé 2006, que acontece de 27 a 29 de outubro, já estão vendidos. O sucesso de vendas do evento foi apresentado nesta quarta-feira durante o lançamento do evento, no Rio de Janeiro, pela diretoria da Associação Brasileira de Franchising (ABF), pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e pelo secretário municipal de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel.

“Estamos muito animados. A feira vai levar ótimas oportunidades de negócios não só para Macaé, mas para toda a região”, disse o prefeito. Organizada pela Fagga Eventos, a Feira será realizada no Centro de Convenções Jornalista Roberto marinho (Macaé Centro) e deve movimentar R$ 15 milhões em volume de negócios. A expectativa é de que pelo menos 50 expositores, dos mais diversos segmentos, participem do evento, que deve atrair um público de cerca de cinco mil pessoas.

Além de novas oportunidades de negócios para a cidade, o evento vai promover a geração de cerca de 1,2 mil empregos diretos e indiretos. “Se cada expositor firmar a abertura de pelo menos uma franquia, serão gerados de 500 a mil empregos na região após o evento, num prazo de 12 a 18 meses”, disse o secretário Alexandre Gurgel. Entre os estandes já confirmados, estão os de empresas líderes no mercado, como a rede de lanchonetes Bob’s, Colégio Anglo Americano, cabeleireiros Werner, convertedora Del Gás e Shell, além de um shopping center.

“Hoje temos em Macaé 44 pontos comerciais de franquias. É um negócio em franca expansão”, disse Alexandre Gurgel. Para quem quer investir na cidade, o prefeito Riverton dá uma dica: o setor mais carente é o de entretenimento e lazer. “A cidade cresceu, mas nesta área Macaé ficou para trás. Hoje, muitos macaenses vão se divertir em cidades vizinhas, como Rio das Ostras e Búzios, por falta de opção de lazer”, disse o prefeito. A região serrana do município também tem grande potencial no setor de turismo e lazer. E o setor de turismo também está em franca expansão.

Potencial econômico da cidade foi decisivo para a implantação da Feira

A escolha de Macaé para sediar a Rio Franchising Expo não foi por acaso. Há sete anos sem realizar o evento no Rio de Janeiro, a ABF decidiu implantar o evento em Macaé pelo ótimo potencial econômico e de crescimento da cidade. “Soubemos que a ABF estava interessada em trazer a feira de volta ao estado. Pensamos: porque não na nossa cidade?”, lembrou o secretário Alexandre Gurgel, que ofereceu apoio total da prefeitura para a realização do evento.

“Esta será a primeira vez que o evento será realizado em uma cidade do interior do país, aproveitando a estrutura do Macaé Centro, o segundo maior centro de convenções do estado”, disse o diretor de eventos da ABF, Beto Filho. A feira evento tem apoio também da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Industrial da cidade (Acim), entidades que reúnem cerca de 1500 empresas. “Não vemos as franquias como uma ameaça, pelo contrário. É mais uma oportunidade do nosso comércio crescer e ficar ainda mais forte”, comentou o presidente da CDL, José Edmundo.

De acordo com o diretor executivo da ABF nacional, Ricardo Camargo, o setor de franquias cresce em média 13% ao ano. De todas as franquias do país, 70% estão concentradas na região Sudeste, sendo 14% no estado do Rio. “Temos ainda muito o que crescer, principalmente em regiões do interior do estado, que como Macaé, têm um público consumidor forte”, comentou.

Consolidado como setor que registra taxas de crescimento acima da economia nacional, o sistema de franchising movimentou somente em 2005, R$ 35,8 bilhões com a utilização de 917 marcas, responsáveis por 61,5 mil unidades de franquias operando em todo o território nacional. A taxa de crescimento do setor no ano passado foi de 13%. Responsável por 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB), o setor de franchising brasileiro é considerado pelo mercado internacional um dos seis maiores do mundo. “O número de redes de franquia subiu de 814 em 2004 para 971 em 2005”, disse o diretor da ABF-Rio, Rogério Gama.

Segundo a ABF, a adesão de investidores no sistema de franchising vem crescendo devido às facilidades em cima do varejo independente. A ABF cita como exemplo o número de postos de trabalho: foram geradas 22 mil vagas no ano passado, uma alta de 4% em relação a 2004.

A Lei do Franchising, ou contrato de franquia empresarial, foi sancionada pelo então presidente Itamar Franco em 15 de dezembro de 2004. O franchising é considerado um método para a distribuição de produtos e serviços cujo sucesso depende da capacidade de se reproduzir, em diferentes locais e sob a responsabilidade de diferentes pessoas, um mesmo conceito de negócios