Foto: Arquivo Secom
Espaço da Feira é destinado aos artesãos, empreendimentos solidários, agricultores familiares, artistas cênicos e músicos
A Prefeitura de Macaé, por meio da Fundação Macaé de Cultura, através do Programa Art Luz, e as secretarias de Turismo, Esporte e Lazer e de Trabalho e Renda, promoveu diversas atividades na Feira de Interação Social Cria Sana, no final de semana (23 a 25), no distrito do Sana. O bom tempo permitiu que muitos turistas subissem a serra para prestigiar os diversos projetos desenvolvidos.
A diversão ficou por conta dos professores do Programa Art Luz: Fabiano Freitas e Maurílio Berimbau. A programação aconteceu no espaço da Feira Cria Sana, com público muito grande, formado na maioria por famílias com crianças que circularam pela praça, até meia-noite, sem problema algum, devido à presença da Operação Grito do Sana, promovida pela Prefeitura de Macaé, em atuação até a madrugada.
Na sexta-feira (23) todos se divertiram com "Alma de bonecos", teatro de marionetes de Fabiano Freitas e com as oficinas de educação ambiental oferecidas durante todo o dia pelo professor Maurílio. O sucesso foi grande entre a garotada, que aprendeu a cuidar do meio ambiente brincando. O material utilizado para aplicar a didática foi aproveitado de material reciclável. Crianças construíram castelos, torres, pirâmides gigantescas, desenharam, fizeram de tudo como tampinhas de garrafas e copos plásticos. Já os adultos, confeccionaram móveis com garrafas pets e embalagens tetra pack.
No sábado (24), o a programação começou com o espetáculo Circo à Céu Aberto, também de Fabiano Freitas. A surpresa foi a participação de alunos das oficinas de circo teatro, nos números de palhaçaria exibidos, e a apresentação musical de Maurílio, tocando berimbau. Também foram realizadas oficinas de educação ambiental durante todo o dia de sábado e domingo (25).
A Feira Cria Sana foi inaugurada pelo Prefeito de Macaé, Riverton Mussi, em julho de 2008. O espaço possui dois mil metros quadrados no centro do Arraial serrano e reúne em 17 boxes, artesãos, empreendimentos solidários e agricultores familiares locais. Artistas cênicos e músicos também se apresentam no espaço que funciona todos os fins de semana.