Na próxima semana, de terça-feira (14) a quinta-feira (16), os problemas e as vivências ambientas estarão em alta, em Macaé, com a realização da IX Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos, um evento que já escreveu sua importância no município, organizado pela Revista Visão Socioambiental e parceiros. O tema deste ano, "Reinventando Cidades", não poderia ser mais sugestivo, num momento em que o planeta vive sérios problemas ambientais evidenciados pelas mudanças climáticas e por problemas econômicos e sociais em várias pares do mundo.
O evento acontece no Clube Cidade do Sol, nos Cavaleiros, das 14h às 21h , com o patrocínio da Itaipu Binacional, Laboratório Bioanálise e Petrobras. Disponibilizará ao público, com entrada gratuita, um fórum com mais de 20 painéis e palestras, além de stands de empresas, órgãos públicos, organizações não governamentais, mostra de cinema socioambiental, oficinas, exposições e performances.
A IX Feira conta com o apoio institucional da Prefeitura de Macaé. Na oportunidade, o Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDDCA), ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, divulgará a campanha #solidariedadefiscal.
- O nosso principal objetivo para a feira é levar entendimento às empresas de que elas podem participar ativamente de projetos voltados à criança e ao adolescente, permitindo que estejam inseridos dentro de um contexto de responsabilidade social no município, sem pagar nada a mais por isso. Trabalhamos com a doação direta ao Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), opção que permite direcionar 1% do montante devido, explica o gestor do FMDDCA, Rodrigo Pontes.
O Painel "Sociedade e Governança" abre o fórum, no dia 14, às 15:30h, com a participação de Leandro Manhães, promotor de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; Eduardo Santos Oliveira, procurador da República em Campos dos Goytacazes; Sérgio Lino: coordenador de Auditorias Temáticas e Operacionais (CTO) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). O combate à corrupção e aos crimes ambientais, o fortalecimento das redes de cidadania e o controle externo na gestão dos recursos públicos serão temas abordados.
O público terá oportunidade de pensar os problemas ambientais que envolvem toda sociedade e também na forma de colaborar com as soluções que serão apresentados nos painéis e palestras durante toda a IX Feira.
Confira a programação e participe: