A Secretaria de Meio Ambiente está acertando os últimos detalhes da Feira de Educação Ambiental Macaé Sempre Verde, que começa na próxima terça-feira (22) no Parque da Cidade. A Feira tem como principal objetivo promover ações de Educação Ambiental do poder público, de organizações não-governamentais e de empresas privadas. O tema da feira é “Água para toda a vida”, focando na preservação dos recursos hídricos. A abertura oficial do evento será na segunda-feira (21), às 21h.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, a expectativa é de que a feira receba cerca de quatro mil pessoas por dia. Além de alunos da rede municipal de ensino, a feira terá a presença de estudantes de cidades vizinhas, como Campos, Cabo Frio, Búzios, Rio das Ostras e Conceição de Macabu. Durante a Feira, serão realizados em dois auditórios seminários, painéis, palestras e sete mini-cursos gratuitos na área ambiental.
No Parque da Cidade, a equipe responsável pela montagem dos estandes estão trabalhando a todo vapor. O estande da Secretaria de Meio Ambiente terá 225 metros quadrados, e vai reproduzir a Bacia Hidrográfica do Rio Macaé e a Mata Atlântica. O estande terá visitas guiadas por monitores ambientais. A Feira terá 30 estandes, praça de alimentação, auditório para seminários e palestras, sala de imprensa e uma Tenda Cultural, além de espaço para shows à noite. A Feira Macaé Sempre Verde vai funcionar das 8h às 22h.
- Todos os estandes serão montados de maneira lúdica e interativa, mostrando que todos somos importantes para a preservação ambiental. Vamos aproveitar a Feira para lançar entre as crianças uma campanha para diminuir o uso de copos descartáveis, um dos vilões ambientais da nossa época, disse o secretário.
Confira a programação:
- Auditório 1
- Terça-feira
- Painel “Sisnama – Políticas Nacional, estadual e Municipal de Meio Ambiente” – 9h às 12h15m
- Encontro de Educação Ambiental – 13h30 às 20h
- Quarta-feira
- Seminário de Mata Atlântica – 9h às 17h
- Painel SMS – 18 às 20h
- Quinta-feira
- Seminário de Recursos Hídricos – Recursos Hídricos na Gestão Ambiental – 9h às 12h15
- Seminário de Recursos Hídricos – Os conflitos na gestão da Lagoa de Imboassica – 13h30m às 17h
- Painel – Licenciamento Ambiental Municipal – 18h às 20h
- Sexta-feira
- Painel – Gestão de Resíduos – 9h às 12h15
- Palestra – Controle Social e Meio Ambiente – 13h30m às 17h
- Painel – Animais Silvestres – 18h às 20h
- Sábado
- Palestra – “Agenda 21 – Construindo a sustentabilidade dos municípios” -10h
Auditório 2
- Terça-feira
- Mini-curso – Animais peçonhentos – 8h às 17h
- Painel RPPN – 18h às 20h
- Quarta-feira
- Mini-curso – Plantas Medicinais – 8h às 12h
- Mini-curso – Agroecologia – 13h30m às 17h
- Palestra – Agricultura Convencional x Agricultura Sustentável – 18h às 20h
- Quinta-feira
- Mini-curso – Plantas Medicinais – 8h às 12h
- Mini-curso – Agroecologia – 13h30m às 17h
- Painel – Vegetação Urbana – 18h às 20h
- Sexta-feira
- Mini-curso – Agroecologia – 8h às 12h
- Mini-curso – Plantas Medicinais – 13h30m às 17h30