O trabalho de educação ambiental proposto pela Feira Macaé Sempre Verde é desenvolvido também nos estandes. Os alunos da rede municipal de ensino têm verdadeiras aulas de preservação ao meio ambiente. O evento, que termina neste sábado (26), no Parque da Cidade, reuniu num mesmo espaço ONG’S, Instituições Ambientais, escolas, prefeituras e empresas com projetos de responsabilidade sócio-ambiental.
- Estamos satisfeitos com os resultados da feira, que está confirmada para 2008. Conseguimos atingir nosso objetivo, que foi passar às crianças, através dos programas de educação ambiental, mensagens de otimismo com o futuro do nosso planeta. Mostramos que, se cada um fizer a sua parte, ainda dá tempo de recuperar o meio ambiente. Para o próximo ano, vamos trabalhar o tema Terra – avalia o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo.
A Escola Municipal de Pescadores levou para feira seu trabalho pedagógico com foco na preservação da água. Duas maquetes, produzidas pelos alunos, expostas no estande retratam os malefícios causados ao meio ambiente com o descarte de embalagens. A segunda maquete apresenta o rio Macaé e a importância da preservação da água.
A campanha de Sinalização Ecológica nas estradas foi atração no estande da prefeitura de Quissamã. No estande, animais empalhados, que foram atropelados nas estradas, estão expostos num alerta aos cuidados que devem ser adotados, principalmente, pelos motoristas. A campanha fez reduzir o número de animais mortos nas rodovias que cortam o município.
A Petrobras montou um circuito interativo para chamar a atenção da garotada. Dentro desse circuito, os alunos têm oportunidade de ver microorganismos, através de um microscópio. No final da visita, são convidados a desenhar o que viram no estande.
A Ong Defesa Ecológica Pequena Semente aproveitou a presença das crianças na feira para repassar as principais restrições, precauções e nas visitas às cachoeiras do Sana, onde atua. O lixo é abordado no trabalho da Pequena Semente, e para atrair a atenção dos visitantes, a Ong colocou um animador cultural, frisando os cuidados com meio ambiente. A Ong realiza também esse trabalho de educação ambiental nas escolas. Os pedidos podem ser feitos através do telefone 2793-2763.