
Foto: Flávio Sardou
No Matias Neto, será realizada nesta quarta-feira (23) a Feira Municipal de Ciências
Cerca de quatro mil estudantes são esperados até quinta-feira (24) nos quatros pontos da cidade onde acontece a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT). O evento foi aberto na manhã de terça-feira (22) com apresentações de trabalhos de pesquisa e de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Colégio Estadual Matias Neto, no Centro, e com oficinas interativas do Instituto Nossa Senhora da Glória, na Praça Veríssimo de Melo. No Matias Neto, será realizada nesta quarta-feira (23), das 9 às 12 horas, integrada aos eventos acadêmicos, a Feira Municipal de Ciências, uma parceria entre escolas do município e a UFRJ.
Além da exposição de aproximadamente cinquenta trabalhos de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico de escolas públicas e particulares do município, os graduandos da UFRJ vão apresentar nesse dia o projeto interdisciplinar de promoção da saúde ‘Desenvolvendo o pensamento lógico através da ciência e arte no jogo de xadrez’, com ‘peças’ humanas.
Os cinco estudantes que apresentarem os melhores trabalhos serão contemplados com bolsa de estágio na UFRJ por um ano, por meio do projeto Jovens Talentos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A premiação vai acontecer na quinta-feira (24), às 12 horas, no mesmo colégio.
Bernardo Tavares, representando a direção da UFRJ campus Macaé e Christiane Ruta, coordenadora de Extensão, ressaltaram a importância desta segunda edição municipal da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia que, pela primeira vez desde o primeiro projeto de extensão da universidade, em 2007, efetivamente está sendo realizada fora dos muros da universidade, com exposições em pontos centrais no município, alcançando a proximidade com a sociedade e principalmente com os estudantes.
- Esse momento se diferencia também pela integração que acontece pela primeira vez entre diferentes instituições de ensino superior de Macaé. E especialmente pelo fato da gestão municipal ter assumido seu papel de catalisador e fomentador do evento - afirma a coordenadora de Extensão, Christiane.
A prefeitura emitiu um certificado de participação às entidades que cooperam para a realização do evento como forma de homenageá-las. Para o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Joelson Rodrigues, a missão da gestão municipal é ser a articuladora para a formação de uma rede que possibilite a transformação de Macaé em uma ‘cidade inteligente’. “O conhecimento gerado aqui deve se refletir em toda a sociedade. Pretendemos gerar a cultura do desenvolvimento”, destaca.
Ciências para todos
Os trabalhos de pesquisa e extensão que integram onze cursos da UFRJ expostos no Matias Neto atraíram a atenção principalmente dos estudantes desse colégio, que foram os primeiros a visitar o auditório. O estudante do 1º ano do Ensino Médio, Luiz Fernando Reis, 16, que assistia concentrado orientações da área de nutrição, aprovou a proposta. “Assim percebemos como nos alimentamos com besteiras e como isso prejudica a nossa saúde”, pontuou.
Também os graduandos estavam empolgados com a participação no evento. Matheus Atta, 20, aluno do 3º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRJ, é bolsista há sete meses, atuando no projeto de taxidermia de mamíferos do norte fluminense. “É importante divulgarmos nosso trabalho para a preservação das espécies locais. Resgatamos animais atropelados e os preparamos para estudo e para sua utilização na educação ambiental”, destaca.
O Guarda Municipal, Victor Alves, também conheceu o trabalho de Matheus. “É fundamental que essas informações cheguem à população. Esse serviço leva à conscientização pela preservação. Conhecendo, pretendo colaborar mais”, ressalta.
Estudantes que chegaram ao estande do projeto ‘Brinca que Melhora: interfaces entre o lúdico e o artístico na promoção da saúde’ também ficaram motivados a serem voluntários nessa atividade de extensão da UFRJ, que já conta com dois voluntários e seis bolsistas. A aluna do 4º período do curso de Nutrição da UFRJ, Ana Paula Machado,19, que veio do município de Espera Feliz (MG), está há um ano e dois meses no projeto. Ela contou suas experiências e os casos observados na Unidade de Emergência Pediátrica do Município. “Queremos mostrar que existem diversas possibilidades na nossa área de atuação”, disse.
Ciências, Saúde e Esporte
O tema desta décima edição nacional da SNCT é “Ciências, Saúde e Esporte”. Por isso o destaque foi para projetos nessas áreas. O professor dos cursos de Licenciatura em Biologia e Química da UFRJ e capoeirista, Gustavo Peninha, desenvolve o primeiro projeto de extensão da UFRJ campus Macaé na área de esporte, o “Oficina de Capoeira de Angola”. Um dos objetivos do trabalho é a valorização da cultura popular. Essa oficina atraiu muitos curiosos.
Na quarta-feira (23), além da Feira Municipal de Ciências no Matias Neto, continuam as atividades na Praça Veríssimo de Mello, na Praia do Pecado e no Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia, no Novo Cavaleiros. Na quinta-feira (24), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia se encerra no Colégio Estadual Matias Neto. Toda a programação está no Portal da Prefeitura (www.macae.rj.gov.br).
A SNCT é promovida pela subsecretaria de Ciências e Tecnologia em parceria com a secretaria de Educação e com os setores de extensão da UFRJ/Macaé, do Instituto Nossa Senhora da Gloria (INSG) e do Instituto Federal Fluminense (IFF), com o apoio da Casa da Ciência da UFRJ e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.