logo

Feira pecuária movimenta agroeconomia em Macaé

21/03/2014 20:59:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Moisés Bruno

O evento conta com um dos maiores leilões de bovinos de corte da região, que acontece no sábado (22), às 12h

Começou nesta quinta-feira (20) e termina domingo (23) a Feira Pecuária (Feipec) que está acontecendo no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha com o apoio da secretaria de Agroeconomia da Prefeitura de Macaé. Durante o evento 300 cavalos da raça Campolina e 150 bovinos da raça Gir Leiteira passam por julgamento nos quesitos morfologia (avaliação dos padrões raciais) e andamento (marcha).

Para o responsável técnico pelo evento, o médico veterinário Adriano João Pereira, feiras como essas promovem a economia e o turismo da cidade, “Os visitantes têm mais conhecimento da cidade, que não é fonte apenas de atividades petrolíferas, mas também de ações sobre agronegócio”, diz.

Cinquenta criadores de equinos e 35 de bovinos vieram de diversos estados, como Pernambuco, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas, para participar da feira. Da região, além de Macaé, estão presentes criadores de Conceição de Macabu, Campos dos Goytacazes, Cachoeiros de Macacu entre outras.

- A importância desse evento é que insere Macaé no contexto nacional de criadores pecuários. É um projeto para entrarmos no calendário nacional de expositores, afirmou o secretário de Agroeconomia, Aurélio Vasconcellos.

Além das exposições, o evento conta com um dos maiores leilões de bovinos de corte da região, que acontece no sábado (22), às 12h, em que 1.500 animais ofertados por produtores locais serão arrematados, gerando, uma média de R$ 1,5 milhão em negócios.

Sobre os julgamentos, os cavalos da raça Campolina e os bovinos da raça Gir Leiteira são subdivididos pela faixa etária e pelo sexo. Há três juízes para averiguar a morfologia e outros três para julgar o andamento. Pessoas da população têm marcado presença no Parque de Exposições para assistir aos julgamentos da Feipec.

Exames

Para participar do evento, os cavalos precisam de dois exames específicos: O AIE (Anemia Infecciosa Equina) e o Morno (doença respiratória). Além disso, seus proprietários devem apresentar carteira de vacinação contra a gripe equina, conhecida como Influenza.

Já os proprietários dos bovinos que participam da exposição e da competição devem apresentar comprovantes de exames como brucelose e tuberculose animal, além da guia de GTA (Guia de Trânsito).


Fotos Relacionadas