logo

Feira Rio Genética promove o aprimoramento do rebanho leiteiro

08/08/2011 12:10:46 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Produtores podem olhar os animais antes de darem os lances para a compra pelo Rio Genética

A 15° Feira de Animais Rio Genética promovida no sábado (6), no Parque de Exposições Latiff Mussi, reuniu 270 animais fêmeas girolando (vacas paridas e novilhas prenhes) e produtores rurais de diversos municípios da região. O objetivo do evento é promover o melhoramento genético do gado para o produtor, através de financiamento facilitado em até cinco anos. Participaram da feira animais de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Estado do Rio de Janeiro.

A Rio Genética tem apoio da Prefeitura de Macaé e é realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, Associação de Criadores do Estado do Rio de Janeiro (Acerj), Pesagro-RJ e Emater-Rio. O secretário de Estado de Agricultura, Christino Áureo, e o subsecretário de Agricultura de Macaé, Darlin Grativol, participaram do evento.

- Das 8h às 15h os criadores podem comprovar a qualidade dos animais que estão sendo comercializados e dar seus lances. Na parte da tarde é feita a abertura das urnas e a venda do gado leiteiro. O principal objetivo deste evento é promover o melhoramento genético do rebanho, através da comercialização de animais de qualidade com financiamento acessível ao produtor – detalha Darlin Grativol.

O coordenador técnico do Rio Genética, médico veterinário e professor de reprodução animal da Universidade Federal Fluminense (UFF), Luiz Altamiro Garcia Nogueira, destaca que o objetivo é trazer animais de bacias leiteiras de criadores renomados, chamadas Unidades Fornecedoras de Genética. Paralelo a isso, o governo do estado também realiza programas de Inseminação Artificial gratuitos para o gado do estado do Rio de Janeiro e produção de embriões em laboratório que também são ofertados em feiras.

- Esta é a 15° edição da Rio Genética, com êxito total de comercialização de mais de cinco mil vacas, com cerca de mil produtores beneficiados. Em cada evento o produtor pode adquirir até 12 animais ou R$ 50 mil, pelo financiamento junto ao governo do estado. Na Expo Macaé tivemos dois animais premiados no Concurso Leiteiro, nas categorias 25 e 35 quilos, que foram adquiridos na Rio Genética, o que mostra a qualidade dos animais comercializados – pontua Luiz Altamiro Garcia Nogueira.

Para o produtor adquirir os animais, o pagamento é facilitado e pode ser efetuado em até cinco anos, sendo um ano de carência e quatro anos para pagar, com juros de 2% ao ano.

- O programa é excelente para o produtor, com um ano de carência e financiamento facilitado. Uma das fazendas que participa da feira, a Pinheirinho de Minas Gerais, é muito séria e já adquiri um animal deles há uns seis anos. Em outra oportunidade, dessa vez não pelo Rio Genética, também comprei uma novilha da mesma fazenda que participou e ganhou o Concurso Leiteiro da Expo Macaé. Parabenizo ao prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e o subsecretário de Agricultura, Darlin Grativol, pelo empenho e a divulgação da agricultura e pecuária no município, dando total apoio e incentivo aos produtores – ressaltou o macaense e produtor rural em Carapebus, Geraldo Maciel.

O responsável pelo escritório da Emater Macaé, Joilson Magalhães, informou que o trabalho junto ao produtor começa antes da realização da feira.

- O produtor que tem condições de adquirir os animais pela feira procura o escritório local da Emater-Rio com a documentação necessária. Em seguida, ele recebe a visita de um técnico para avaliar sua capacidade de adquirir os animais, instalações da propriedade, pastagem e capineira. O trabalho da Emater continua depois que o produtor adquire os animais, com idas dos técnicos até o local, onde eles fotografam, fazem relatórios e acompanham os produtores oferecendo orientação técnica sobre vacinação e alimentação – explica Joilson Magalhães.


Fotos Relacionadas