Em mais uma ação visando à geração de trabalho e renda alternativa da população local, a prefeitura de Macaé promove, todas sexta-feira, a Feira Social de Trabalho e Renda, das 10h às 18h, na Sociedade Musical Nova Aurora. Cerca de 300 pessoas são beneficiadas com esse projeto implantado no governo do prefeito Riverton Mussi, que promove a inclusão social por meio da valorização do artesanato e da cultura local, estimulando o empreendedorismo popular.
A feira reúne cerca de quinze grupos produtivos de economia popular solidária (EcoPopSol), do segmento de artesanato, agricultura familiar, ervas medicinais e outros empreendimentos populares. Os grupos são vinculados à Incubadora de Empreendimentos, da secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre), que atua como agente facilitador por meio de acompanhamento e apoio, promoção de cursos, visando à geração de trabalho e renda e ao desenvolvimento de projetos com foco em economia solidária.
- A Feira Social de Interação funciona como facilitador para a venda dos produtos e também como ponto de reunião e troca de experiências entre os integrantes dos grupos produtivos, ressalta o secretário Executivo de Trabalho e Renda, Robério Fernandes.
Entre os grupos que participam do projeto estão as Mulheres Artesãs do Lagomar, do Assentamento Celso Daniel e de Glicério, Associação de Usuários de Saúde Mental (Aspas) , Serra em Arte, Cooperativa de Costura e Centro de Referência ao Diabético (CRD). A Agrape e a secretaria Especial de Saúde (Semusa) participam da parceria com a Semtre, por meio dos grupos Aspas e CRD.