logo

Femacti: escolas se preparam para o evento

17/09/2007 14:50:37 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Para fazer bonito na Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti), que acontece nos dias 17 e 18 de outubro, no Macaé Centro, as instituições de ensino federal, estadual, municipal e particular do município realizam as tradicionais feiras internas de ciências. No Sábado (15), foi a vez do colégio da rede particular Bruno Ostmamm, quando cerca de 500 alunos – do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio – mostraram trabalhos cujos temas foram sobre Meio Ambiente e Tecnologia.

Corpo humano, saúde, solo, aquecimento global, água, lixo, tecnologia, diversidade, energia, jogos com a tabela periódica, física do cotidiano e universo e planeta terra foram alguns dos assuntos tratados. Segundo os coordenadores do projeto, Marcelo Machado e Martinha Pimentel, nas feiras há resultados positivos na formação da cidadania dos participantes, além de aprimoramento de suas habilidades. “O município também se desenvolve”, afirma Marcelo.

- As feiras são a culminância do que acontece em sala de aula – conta Martinha, lembrando que a metodologia científica proporciona conhecimento crítico. Tudo com o objetivo de que as gerações futuras não sofram os impactos que o planeta passa hoje em dia.

A organizadora do evento, professora Cristina Romay, que coordena as áreas de Física e Química do Bruno Ostmamm, disse que na exposição houve trabalho multidisciplinar, envolvendo Ciências, Física, Biologia e Química. “Há contextualização entre os temas. Os assuntos são vistos em sala de aula desde o início do ano”, explica.

Cristina ainda frisa que na escolha dos melhores trabalhos entre os 70 expostos houve dois júris da Instituição de Ensino. Um com bases técnicas, formado por professores que observaram criatividade, pensamento científico, estrutura do projeto, apresentação oral e visual (banners e camisetas). O outro júri foi artístico, composto por profissionais de ensino de outras áreas, como Português, História e Geografia. Ambos os corpos de jurados tiveram o objetivo de escolher os melhores – três por série – para a Femacti.