logo

Femacti premia vencedores de 2007

29/11/2007 18:25:02 - Jornalista: Joanna Benjamin

A cerimônia de premiação da Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti) foi realizada na tarde desta quinta-feira (29) na Tenda da Petrobras (Avenida dos Jesuítas, 364, Imbetiba). Vinte e um trabalhos, 63 alunos e 21 coordenadores foram premiados. Todas as instituições de ensino que participaram da feira receberam troféus de Incentivo à Ciência. Ao todo foram 120 troféus.

De acordo com o organizador do evento, Marcelo Machado, neste ano, a feira superou as expectativas. ”Essa é a nossa terceira edição. O evento vem superando nossas expectativas a cada ano com quantidade e qualidade”, ressaltou Marcelo, dizendo que todos os participantes foram premiados com troféu individual.

A coordenadora da Femacti, Martinha Pimentel, professora da secretaria de Educação, afirmou que a feira é um espaço onde os alunos revelam seus trabalhos. “É de muita importância para o aluno a troca de informações cientificas que acontece em uma feira como esta. Além de estimular a oratória, ele aprende termos técnicos e a fazer pesquisas cientificas com metodologia”, comentou Martinha, acrescentando que cada aluno escolhe o tema que vai desenvolver no trabalho.

A Femacti foi uma promoção das secretarias especiais de Educação e de Desenvolvimento Sustentável e da secretaria executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia. Os trabalhos do 6º ano do Ensino Fundamental finalistas foram: “Pequenas Experiências, Grandes Descobertas”; “Mapa de Localização para Deficientes Visuais” e “Hidronível”, todos de alunos da Escola Municipal Polivalente Anísio Teixeira.

Do 7º ano foram classificados: “Reciclagem de Isopor” e “Jogo Educativo para Deficientes Visuais”, ambos da Polivalente e “Bons e Maus Condutores Líquidos”, de alunos do Ciep Maringá.

Já os alunos do 8º ano tiveram os seguintes trabalhos selecionados: “Tratamento de Água”, do Colégio Municipal Ivete Santana Drumond Aguiar; “A Máquina da Verdade”, da Escola Municipal Maria Letícia; e “Quem Ama Cuida”, da Escola Estadual Rachel Reid.

Os alunos do 9º ano contemplados foram dos projetos: “Bioinvasão por Água de Lastro” do Colégio Bruno Ostmann, “Célula foto” e “Balneabilidade de Imbetiba”; ambos do Alfa. Além desses 12 trabalhos, tiveram os do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. No 1º ano todos foram do Instituto Nossa Senhora da Glória: “Robolight”, “Roboline” e “Protótipo de Barco Mecânico”. No 2º ano venceram “A Dioxina vai te Pegar”, do Maria Letícia; “É Lógico, Será?”, do Colégio Estadual Luiz Reid e “Impacto do Aquecimento Global nos Corais”, do Colégio Bruno Ostmann.

Já os trabalhos do 3º ano foram “A Magia da Extração do DNA”, do Colégio Estadual Matias Neto; “Refino de Óleo Lubrificante” do Cefet -Uned Macaé, e “Luz e Fenômenos Luminosos”, do Colégio Municipal do Sana.