logo

Femacti prossegue nesta quinta no Centro de Convenções

12/11/2009 14:48:31 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Kaná Manhães

Melhores trabalhos vão para a Feira de Ciências estadual

Foi aberta na manhã desta quarta-feira (11) a quinta edição da Feira Macaense de Ciência Tecnologia e Inovação (Femacti). O evento - que segue nesta quinta-feira(12) no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho - recebe a participação das principais instituições de ensino de Macaé e da rede municipal.

Na abertura, estiveram presentes os sub-secretários de Educação, de Ciência e Tecnologia, e a vice-prefeita e secretária de Educação Marilena Garcia. Participam desta edição mais de 30 projetos de escolas, além dos setores municipais, como o CETEP e a Funemac, por meio da Cidade Universitária e a Secretaria de Educação.

Marilena, ao comentar sobre a importância das Feiras de Ciências no despertar da curiosidade dos alunos, ressaltou que a atividade contribui para o desenvolvimento intelectual dos jovens.

“Todas as atividades relacionadas e esse tipo de iniciativa são relevantes, pois incentiva as habilidades de nossos jovens alunos”, disse ela, acrescentando que a rede municipal de ensino também possui sua feira de ciências e o projeto Pequenos Cientistas, que acontecerá no próximo dia 28 no espaço recreativo do Lar de Maria. A Femacti foi idealizada por Marcelo Machado, que também organiza a feira em conjunto com representantes das secretarias de Educação e de Ciência e Tecnologia.

Os estudantes, devidamente orientados por seus professores, demonstram, nos dois dias de evento, criatividade e habilidade para apresentar soluções aos fatos relacionados ao dia a dia da população. Os participantes da Femacti são alunos que tiveram seus projetos selecionados por uma comissão ligada ao evento. Os alunos fazem seus trabalhos e disputam nas feiras de ciências internas (nas escolas) numa competição cultural para ver quais são os melhores. Os trabalhos vencedores desta quinta edicção são escalados para concorrer na Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti), que ocorre na cidade do Rio de Janeiro, com participação de representantes de todas as cidades fluminenses.

Marcelo ainda informou que a culminância das apresentações acontecerá na Universidade de São Paulo (USP), em ocasião da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), onde Macaé já venceu uma vez, com o trabalho do Colégio Luiz Reid sobre matemática e lógica, em 2007, competindo com projetos de estudantes que representavam cidades das cinco regiões do país.


História da Femacti

A Femacti acontece desde 2005, no primeiro ano do governo Riverton Mussi. Quando menino de 14 anos de idade, o idealizador da feira macaense foi vencedor da Feira de Ciências do Estado do Rio de Janeiro, ao ganhar o primeiro lugar em física com um trabalho sobre geração de energia através de uma hidroelétrica utilizando o sistema da pilha de volta. “Isso marcou a minha vida”, conta Marcelo Machado.

Este ano além de ser a quinta edição da feira, haverá a segunda edição do Campeonato de Soletrar, quando estudantes mostram seus devidos conhecimentos gramaticais, e a segunda edição do Campeonato de Xadrez, que colabora para a concentração e a boa memória de quem joga, sendo um jogo que puxa pela inteligência.

- Devido ao sucesso na edição anterior vamos manter estes campeonatos e para a Femacti do ano que vem, vamos inovar com Campeonato de Matemática e Campeonato de Robótica – conta Marcelo Machado.

Ele recorda que a cada ano que passa a feira vem crescendo mais significativamente, tendo mais adesão e valor social. “Desta feira saíram trabalhos premiados nas últimas quatro edições da Febrace e nas últimas três feiras estaduais realizadas pelo governo do estado”, evidencia Marcelo.